Como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa

Vídeo: Como melhorar um fluxo de caixa

No vídeo de hoje, Analita Soto (CEO da Personality Contabilidade) fala sobre gestão empresarial focada em finanças. Você sabe como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa?


O fluxo de caixa

O primeiro passo é elaborar um fluxo de caixa para o mês atual e um projetado para 12 meses, registrando todos gastos (até um café da manhã para a confraternização dos funcionários). 

  1. Fluxo do mês atual;
  2. Fluxo projetado para o ano inteiro;

Assim, você pode identificar onde é possível reduzir as despesas,  lembrando que não estamos falando em cortar gastos com água, luz ou outras despesas operacionais essenciais. 

O grande desafio do empreendedor é reduzir o preço de venda sem reduzir a qualidade do produto!


Analisando a concorrência 

É possível analisar a concorrência  a partir de dados fornecidos por associações comerciais, sindicatos patronais e dependendo do segmento da empresa, o IBGE pode oferecer dados valiosos para o desenvolvimento estratégico do seu empreendimento. 


Folha de pagamento 

Por vezes, o gestor pode acabar gastando mais que os concorrentes no mesmo segmento e isso pode ser identificado por meio de uma pesquisa.

“Pode ser um dos principais problemas na gestão empresarial.”

Em empresas com folhas de pagamento muito grandes, normalmente temos muitas pessoas que estão produzindo pouco, uma questão de eficiência, é interessante pensar na estratégia operacional desde o recrutamento e seleção de funcionários. 


Asista ao vídeo: 


Espaço físico e estoques

Outro ponto interessante, é relacionado ao espaço físico que a empresa utiliza, seja para organização e manutenção de estoques até sublocação e compartilhamento de espaços corporativos. 

“Em estoques, nem sempre comprar mais com maiores descontos é vantajoso”

O estoque parado é resumido em dinheiro parado quando falamos em contabilidade.


Empréstimos e investimentos

Um bom controle sobre as vendas, analisando quantidade vendida por região, pode facilitar na hora de tomar a decisão sobre quanto comprar e para onde mandar, isso se sua empresa estiver atendendo em mais de uma localização.

“Empréstimos bancários nem sempre são a solução para inovar ou criar um produto novo.”

Podemos definir empréstimos como “fôlego financeiro” mas é essencial consultar o seu contador para entender como pode ser distribuído o pagamento dos impostos e alocação dos recursos  já existentes.

Uma outra solução é procurar por instituições que disponibilizam fomento para incentivo ao empreendedorismo, no Paraná existe uma instituição chamada Fomento Paraná e está ligada a associação comercial da região. Pode ser uma saída as taxas de juros.


Personality Contabilidade

Nós da Personality valorizamos profissionais inovadores, é essencial observar o espaço ao seu redor e encontrar novas oportunidades com os recursos já existentes. 

Não deixe de entrar em contato, temos profissionais excelentes, prontos para te atender. 


Você pode se interessar por:


Trabalhos citados & Referências

Vídeo: Como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa: Acesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Open chat