Como aumentar o faturamento com a terceirização

Conversamos com o consultor empresarial Alexandre Shimada da Omine Consultoria, que contou um pouco do seu trabalho e como aumentou o faturamento da sua empresa agregando o serviço de terceirização de financeiro.


Alexandre Shimada

Formado em psicologia, trabalhou com pesquisa de marketing e se especializou em estatística, definindo-o como um diferencial na área de consultoria. Sua experiência no acompanhamento das pesquisas possibilitou a observação de uma “falha” em seu ponto de vista, na forma como os dados eram tratados pelos empreendedores. 

“Os empreendedores compram a pesquisa mas acabaram engavetando os resultados por não saberem trabalhar com os dados”

Disso, sua maior questão era focada em como explicar ao empreendedor as melhores técnicas para leitura, interpretação e validação dos resultados obtidos além de buscar por especialistas em marketing que pudessem auxiliar nessa tomada de decisão, mas acabou descobrindo uma outra dificuldade dos mercadólogos na área financeira. Tendo identificado uma oportunidade. 


O que a terceirização possibilita

A parte financeira está completamente ligada a todas as áreas de operação de uma empresa, faz-se muito necessário o acompanhamento estratégico constante. O que pode gerar uma série de dúvidas e dificuldades por parte do empreendedor que não necessariamente escolheu aquela função como área de especialização. 

A terceirização “livra” o empreendedor de fazer algo que não está habituado, ou fazer sem a melhor qualidade possível, podendo gerar problemas na operação. Com isso, podemos dizer que é extremamente importante ter pessoas que gostem do que fazem e executem com qualidade bem para que a operação não tenha erros. 


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Terceirização e Consultoria 

A grande diferença entre um serviço de consultoria e terceirização é o tempo de projeto e dedicação destinado ao cliente, sendo a consultoria uma projeto com começo, meio e fim e a terceirização um processo contínuo em que o consultor acompanha e trabalha junto “a complementar” o time da empresa contratante.

Mas para isso, é importante a progressão em duas etapas: 

  1. Consultoria, para entender e avaliar o cenário atual do empreendimento;
  2. Terceirização,para acompanhar o desenvolvimento das atividades após a avaliação e modificações iniciais, visando a plena operação e o bom desempenho da empresa contratante. 

A importância da especialização no mercado 

Um tema interessante a se abordar é a consequência da globalização e “boom” de empresas no mercado, entendemos globalização como a oportunidade de uma pessoa se especializar no desenvolvimento de uma atividade por saber que outra pessoa irá se especializar em outra área e ambas podem se complementar. 

Se vale de exemplo: um cozinheiro muito bom e um contator muito minucioso; O cozinheiro pode abrir um restaurante, mesmo que não tenha conhecimento nenhum sobre finanças, da mesma forma que um contador que é muito bom em números e péssimo na cozinha pode trabalhar em um restaurante. 

Isso só é possível se os trabalhos forem complementares, fazendo com que o cozinheiro trabalhe junto ao contador, e cada um exerça a sua função da melhor forma possível, evitando que o cozinheiro faça cálculos sofisticados que resulte em falhas da mesma forma que evita o contador de ajudar na cozinha e correr o risco de queimar algo. 

Sim, o exemplo é simples mas se aplica a todas as áreas disponíveis no mercado, pois sempre será necessário o auxílio complementar entre as pessoas (conhecimento) e empresas (estruturas), por mais que um empreendedor seja capaz, ele provavelmente não vai conseguir fazer tudo.


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Trabalhos citados & Referências

Vídeo: Como aumentar o faturamento da sua empresa de consultoria: Acesso

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