Custos e despesas

Custos x Despesas: Quais as diferenças?

O que é contabilidade

Contabilidade é um setor administrativo que cuida da classificação, registro e análise de todas as transações realizadas por uma empresa ou órgão público, permitindo dessa forma uma constante avaliação da situação econômica financeira . 

A avaliação da situação econômico-financeira envolve todos os aspectos empresariais ou públicos que possam ser expressos em números, como o ativo (propriedade), o passivo (dívidas), as receitas e despesas, os lucros e perdas e os direitos de investidores. 

Com a revolução industrial, decorrente da grande acumulação de capital e do acesso a grandes reservas de recursos, houve um aumento no volume de negócios que levou ao aprimoramento do sistema contábil. A partir desse momento, começaram a surgir  restrições à prática de contabilidade por pessoas não qualificadas. 

Por fim, o desenvolvimento do sistema capitalista no século XX, deu origem a grandes corporações transnacionais, colocando as empresas em cheque e exigindo  o aperfeiçoamento da contabilidade, atendendo às demandas da introdução dos sistemas de computação e contabilidade online.

Contabilidade na prática 

Na prática, a contabilidade usará as informações em números para analisar o DRE (Demonstrativo Resultados do Exercício) do seu empreendimento, com isso, será possível visualizar o montante de dinheiro que entrou e saiu da sua empresa em determinada categoria ou ainda para extração de dados que irão compor os balanços empresariais, caso você faça contabilidade online.

Quer saber mais sobre contabilidade online: acesse: Countfly – Gestão e Contabilidade!


O que são os custos e as despesas? 

Esse questionamento é super comum e não saber a fundo sobre o tema, pode gerar erros com graves consequências para a sua empresa, pois a contabilidade trata de ambas informações como distintas, sendo os custos incorporados aos produtos e as despesas lançadas diretamente na demonstração financeira.

Basicamente eles têm o mesmo significado: uma saída de caixa (pagamento). Mas para a contabilidade serão considerados:

Custos

Podemos nomear esse tema como “Custo de Produção” pois são gastos da empresa com o produto final, ligados diretamente a produção, comércio e serviço. Exemplos:

  • Matéria prima;
  • Energia aplicada na produção;
  • Salários do pessoal da produção;
  • Compra de mercadoria.

Despesas:

Já as despesas, podemos nomear como “Despesas operacionais”, pois são gastos relativos à administração da empresa que não estão ligadas diretamente à produção.

  • Aluguel;
  • Comissões; 
  • Material de escritório;
  • Salário do pessoal da administração;
  • Impostos.

Classificação 

Além dessa diferenciação, os custos e despesas ainda podem ser classificados de duas maneiras relacionando a frequência de pagamentos ou recebimentos:

Fixos

Podemos ter “Custos Fixos” ou “Despesas Fixas”, definidos como gastos periódicos da empresa, visto como essenciais para a operação, seja para compra de matéria prima ou fatores administrativos essenciais.

Variáveis

Como visto anteriormente, podemos ter “Despesas Variáveis” e “Custos Variáveis”, definidos como fatores que variam mês a mês de acordo com a operação, não sendo essenciais para o desenvolvimento do produto ou serviço final a ser entregue ao cliente.

Em algumas literaturas, você ainda encontra os termos “Semivariáveis” ou “Semifixos”, como o custo da energia elétrica. Produzindo ou não, a empresa terá que pagar esse custo fixo, porém o valor varia conforme o consumo da produção. 

Ainda no exemplo da energia elétrica, a parte consumida pelas áreas administrativas é tratada como despesa e a parte consumida pela área produtiva é considerada no custo da produção. Mas isso podemos deixar na literatura mais complexa, por não se aplicar necessariamente a todas as operações. 


Não fique em dúvida!

Uma dica para conseguir diferenciar Custos de Despesas é: questionar se ao eliminar um determinado gasto, a produção, venda ou serviço prestado será afetada.

Se sua resposta for sim, então é um custo, se não, então será uma despesa!


Você pode se interessar por:


Trabalhos citados & Referências

Portal de contabilidade: Acesso

Treasy: Acesso

Dicionário de negócios – Os economistas

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