8 HABILIDADES PARA SER UM CONSULTOR DE SUCESSO

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8 Habilidades para ser um Consultor de Sucesso

8 Habilidades para ser um Consultor de Sucesso

8 Habilidades para ser um Consultor de Sucesso

 

Destacar-se no mercado de trabalho hoje em dia requer muito esforço. Num momento onde o número de consultores cresce a cada dia mais, é necessário tomar algumas medidas para se sobressair dos demais.

Pensando nisso, a Personality  elegeu 8 habilidades que você, consultor, deve desenvolver caso queira se tornar um consultor de sucesso. Confira abaixo!

 

OUVIR

A primeira habilidade a ser desenvolvida por você, consultor, é saber ouvir. Seus clientes, em sua grande maioria, serão empresários, e empresários sempre gostarão de contar as suas histórias. Ouvir a trajetória do seu cliente e da sua respectiva empresa é importante para analisar o histórico, compreender o porquê das coisas estarem como estão no presente e poder orientá-lo para melhores decisões no futuro. Ouça-o com atenção e obtenha o máximo de informações que conseguir, pois elas lhe ajudarão a criar um direcionamento para a empresa do seu cliente.

 

OBSERVAR

Como é o seu cliente? Qual postura ele adota? Ele é mais sério ou mais descontraído? Moderno ou tradicional? Direto ao ponto ou cheio de rodeios? Analisar a postura do cliente é fundamental para que você identifique a melhor maneira de atende-lo e de se comunicar com ele. Observe também como é o ambiente da empresa. Analise a postura dos funcionários, verifique se existe harmonia, se existe uma hierarquia e se ela é respeitada. Muitas conclusões poderão ser obtidas através de uma simples observação, então esteja sempre atento.

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CAPTURAR DADOS

Para que o seu trabalho de consultor seja sempre mais eficiente e prático, colete todas as informações que puder a respeito do seu cliente. Essas informações dizem respeito a todos os tipos de dados, sejam eles sobre o histórico da empresa, dados burocráticos, análises, relatórios e tudo aquilo que possa te fornecer subsídios para desenvolver as melhores estratégias para a empresa do seu cliente.

 

INVESTIGAR

Ao conversar com o cliente, é muito importante elucidar todos os fatos. Isso significa tornar compreensível e clara toda informação, para que se tenha um bom entendimento e não restem dúvidas. Além disso, informações claras reduzem as chances de erros – erros estes que poderiam prejudicar o seu trabalho enquanto consultor.

 

RACIOCÍNIO EM HIPÓTESE

Com base em todas as informações obtidas junto ao cliente, desenvolva raciocínios estratégicos com base em hipóteses. Os clientes geralmente gostam de ter mais de uma opção durante as tomadas de decisões, então é de grande valia que você apresente diversos cenários a eles, propondo soluções e saídas para diversos tipos de situações. Assim, você se mostra precavido e o cliente se sente mais seguro, sabendo que sempre existirá um plano B e que diversos cenários mercadológicos já foram previamente estudados.

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APOIO E INCENTIVO

Todas as pessoas envolvidas devem perceber que você, consultor, está do lado delas. Para isso, é imprescindível que você se mostre sempre disponível para ajudar, trazendo novas ideias, apoiando e incentivando toda a equipe em rumo a uma melhoria. Demonstre confiança no seu próprio trabalho, faça com que o seu cliente e os demais membros da empresa se sintam seguros ao seu lado.

COMUNICAÇÃO

A comunicação efetiva é uma competência necessária a todo ser humano. Trata-se da eficiência na forma de transmitir informações, ou seja: transmiti-las de maneira clara, certificando-se de que o seu interlocutor as compreendeu em sua totalidade. Para melhorar a sua comunicação, prepare-se com antecedência, assim você dirá aquilo que realmente quer comunicar. Busque ser natural, espontâneo, simples, objetivo e sempre observe o seu interlocutor para se certificar de que ele está compreendendo aquilo que está sendo dito.

 

ESPÍRITO DE EQUIPE

Outra habilidade muito importante para o consultor é saber desenvolver e manter o espírito de equipe, valorizando cada um dos membros da organização e fazendo com que todos trabalhem juntos pelo bem da empresa. Lembre-se também que o consultor deve atuar sem comprometer a harmonia do ambiente, ou seja, busque promover a boa convivência entre todos.

Ao trabalhar essas oito habilidades, você com certeza passará a ter um desempenho ainda melhor como consultor!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Se você precisar de ajuda na parte financeira, conte conosco! A Personality oferece gestão e contabilidade online, de maneira fácil e personalizada para ajudar a sua empresa a crescer. Se precisar de apoio dos nossos contadores consultores para tomada de decisão, não hesite em entrar em contato.

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