Enter your keyword

Saiba como abrir e gerenciar seu escritório de advocacia.

Saiba como abrir e gerenciar seu escritório de advocacia.

Saiba como abrir e gerenciar seu escritório de advocacia.

Ser aprovado na OAB é o primeiro requisito para, de fato, ser capaz de abrir seu escritório de advocacia. Isso porque o processo pede um nome de titular em sua inscrição, nome esse que pode ser concedido através do título oferecido pela OAB.

E, se depois dessa conquista você decidiu abrir seu escritório de advocacia, seja logo no início de sua carreira ou após deixar seu emprego antigo, parabéns! Mesmo sabendo que essa é uma decisão capaz de mudar sua vida e seu senso de responsabilidade.

Organizar suas despesas e suas tarefas em torno de um orçamento e um cronograma de prioridades, objetivos e metas certamente irá ajudá-lo a criar a base mais segura possível para um futuro bem sucedido.

Portanto, confira dicas que auxiliem você na hora de tomar as melhores decisões e abrir seu escritório de advocacia com a certeza de estar caminhando em direção a uma escolha sólida e que pode apresentar apenas bons frutos para sua carreira!

Advogado Empreendedor.

Começar um negócio próprio pode ser assustador para qualquer pessoa. Porém, bons empreendedores sabem usar esse medo como uma forma de estímulo para serem os melhores que podem ser em suas áreas.

Em todo caso, abrir seu escritório de advocacia significa caminhar com as próprias pernas e tomar as melhores decisões para si mesmo, ainda que isso signifique, as vezes, errar e precisar recomeçar.

Com medidas preventivas de segurança, planejamento, a ajuda certa, organização e a capacidade de criar estratégias que atraiam seus clientes até você, se torna difícil não conseguir chegar até onde deseja.

Abertura formal de empresa.

Se você ainda não formou sua própria entidade para fins de negócios, como na hora de abrir seu escritório de advocacia, essa é a hora!

Dependendo da modalidade da empresa que você formar, é necessário seguir alguns passos para formalizar seu negócio:

  • Geralmente, quem deseja abrir seu escritório de advocacia ou qualquer empresa precisa estar em contato com a junta comercial, OAB, Receita Federal e conseguir um registro na prefeitura de seu município.
  • Além disso, é sempre essencial possuir as cópias de seus documentos básicos, como RG, CPF, comprovante de residência, certidões em geral e detalhes sobre as posses de determinados bens. Como dito, os documentos específicos dependerão de diversos fatores diferentes, então informe-se em seu município.
  • Orçamento: Ao planejar o orçamento mensal para sua nova empresa, o aluguel será sempre a despesa número 01 (um). O aluguel pode variar amplamente com base na localização e nas comodidades, portanto, certifique-se de explorar diferentes opções antes de se comprometer.
  • Às vezes, trabalhar em um escritório compartilhado com muitos outros profissionais pode ser uma ótima maneira de agrupar seus conhecimentos coletivos, habilidades e dicas, auxiliando também na divisão do pagamento final do espaço.
  • Inclua em seu orçamento gastos que levem você até seu trabalho, como, por exemplo, o dinheiro gasto com estacionamento e gasolina. Esses valores podem parecer pequenos, mas certamente afetarão sua rotina de trabalho diária e a de todos os outros gastos que estiverem à sua volta.
  • Certifique-se de que você tenha esses gastos na ponta do papel, evitando precisar cortar investimentos importantes que afetem seus outros funcionários ou clientes.

Sociedade unipessoal.

A Sociedade Unipessoal de Advogados é uma novidade entre as modalidades de empresa criada pela Lei n° 13.247/2016.

É uma opção para o advogado que atua sozinho em seu negócio. A empresa individual conta com apenas um sócio, sendo esse amplamente capaz de atuar no exercício de sua função. Isso significa, também, responder unicamente por toda e qualquer coisa que aconteça em sua área.

Essa ação também afeta os benefícios acerca da carga tributária, tornando o fato de abrir seu escritório de advocacia um fato que beneficia sua vida econômica e a torna mais viável. Para ter uma empresa unipessoal, a regra é não ter associação com nenhum outro profissional.

A denominação da sociedade unipessoal de advocacia deve ser obrigatoriamente formada pelo nome do seu titular, completo ou parcial, com a expressão ‘Sociedade Individual de Advocacia.

Passo a passo:

Confira um passo a passo que indique a melhor forma de conseguir se tornar um sócio unipessoal na hora de abrir seu escritório de advocacia:

  • Invista em um contrato social, que pode seguir os padrões da OAB ou ser elaborado fora deles. Para isso, é preciso estar atento a requerimentos – também disponibilizados pela OAB, preencher corretamente os protocolos e os pedidos de registro. A denominação da sociedade unipessoal de advocacia deve ser obrigatoriamente formada pelo nome do seu titular, completo ou parcial, com a expressão ‘Sociedade Individual de Advocacia.
  • Peça seu CNPJ. É ele que tornará sua empresa visível e possível no mercado, possibilitando que você seja capaz de atuar legalmente na hora de abrir seu escritório de advocacia.
  • Registre-se na prefeitura do seu município, para obter o alvará de funcionamento.
  • Invista também em um contador focado na área de advocacia, fazendo com que você possa se sentir seguro em seu passo e que você conheça todas as necessidades para atuar da melhor forma possível em sua área. Esse gasto deve ser visto como investimento, uma vez que você elimina urgências que podem atrapalhar seu foco em sua área, delegando-os a quem saiba exatamente como otimizá-los e como solucionar suas principais dúvidas!

Sociedade de Advogados.

O formato mais comum na constituição de um escritório de advocacia é a associação de diversos advogados que são complementares em suas funções.

A modalidade a ser adotada é a Sociedade Simples Pura, regulamentado pela Lei 10.406 de 10/01/2002, arts. 982 e 983, que rege as pessoas jurídicas que realizam atividades intelectuais, de natureza cientifica, literária ou artística.

No Brasil é expressamente proibido a constituição de sociedade de advogados de outra modalidade ou característica mercantil, sob pena de cancelamento de registro.

Como abrir?

A denominação da sociedade, é determinada pelo Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, considera-se vedado a utilização de nome fantasia e outras denominações tipicamente empresariais, conforme segue abaixo:

  • O registro é feito no Conselho Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sede, e apenas nele. Não é permitido o registro em outros órgãos; Lei n° 8.906/1994art. 15§ 1°
  • Podem ser sócios apenas os advogados, regularmente inscritos na OAB, e sem nenhum impedimento ao exercício da advocacia, o que veda a participação de estagiários como sócios;
  • Advogados sócios de uma sociedade profissional não podem representar, em juízo, clientes que tenham interesses opostos;
  • As sociedades de advogados são sempre em consideração a pessoa (intuitu personae).

Diferentemente das outras espécies de sociedades, que são registradas na Junta Comercial (sociedades empresárias) ou nos Registros Civis de Pessoas Jurídicas (sociedades civis), as sociedades de advogados devem ser levadas a registro no Conselho Seccional onde tiverem sede.

A razão social deve ter, obrigatoriamente, o nome de, pelo menos, um advogado responsável pela sociedade. São proibidos os nomes que não atendam aos princípios da veracidade (a razão social deve retratar a realidade da composição societária), da originalidade (o nome deve ser diferente de outros já existentes) e da unicidade (a sociedade não pode identificar-se por mais de um nome).

Automatize seu escritório e ganhe produtividade.

Nos dias atuais é essencial que exista uma facilidade e boa gestão do seu escritório de advocacia, o que vai muito além do cumprimento dos prazos processuais, pois o advogado atualmente precisa ter conhecimentos sobre empreendedorismo e administração para manter tudo organizado.

É necessário que haja uma boa gestão do negócio, além da gestão de contratos, emissão das notas fiscais, boletos, fluxo de caixa e conciliação bancária. Com uma boa gestão financeira, o escritório de advocacia se torna mais tranquilo para conseguir se concentrar em todos os cumprimentos de prazos e na fundamentação das petições.

Há atualmente diversos softwares que podem ser um excelente aliado para a realização de diversas tarefas em um escritório de advocacia, permitindo que os advogados organizem todos os seus processos, acompanhando as movimentações, o que torna o escritório muito mais produtivo.

Gestão de contrato de honorários recorrentes.

A gestão de contratos de honorários advocatícios é extremamente importante, pois é a receita dos serviços prestados para o cliente, e com essa entrada de recurso que o advogado deve pagar os custos da sua operação. A boa notícia é que é possível automatizar essa função também. Através, de um software de gestão você pode configurar previamente a data, o email do cliente e quais documentos deseja emitir para ele mensalmente, tais como: nota fiscal de serviço e boleto. Tudo automático, sem perder tempo.

Como emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?

A maior parte das prefeituras do Brasil já permitem o uso da nota fiscal de serviço eletrônica, antes de qualquer coisa, verifique se o seu município oferece essa possibilidade, as cidades menores ainda estão no papel.

Se você já conferiu essa informação, vamos começar: Peça autorização na prefeitura para sua empresa e automatize esse processo, ele será imprescindível no dia-a-dia do seu escritório de advocacia.

Cuide para não deixar de declarar nada, normalmente os recebimentos caem direto na conta corrente do advogado, ou são liberados em depósitos judiciais, logo essa informação já foi registrada perante os órgãos do governo.

Outro fato que deve ser considerado é a opção da dedução de despesas com honorários advocatícios no imposto de renda pessoa física, pode ser que seu cliente precisará da sua nota fiscal para o próximo ano.

Como podemos te ajudar?

Conte conosco para ajudá-lo nessa nova etapa da sua vida profissional! Oferecemos contabilidade de qualidade para todos os municípios do Brasil, através de um software de gestão, você controla o financeiro, emissão de notas fiscais, boletos e funcionários, em um único lugar. Além do chat em tempo real com o seu contador.

Entre em contato e saiba mais: https://personalitycontabilidade.com.br/

 

 

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: