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Como fazer uma pesquisa de mercado?

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Como fazer uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma atividade importante para orientar o empreendedor na busca de informações no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.

Não há uma fórmula exata para essa, mas o empresário poderá utilizar fontes de informações primárias (onde ele mesmo irá coletar)  ou fontes de informações secundárias, aqueles já coletados por outros, como instituições de pesquisa, e disponibilizados por governos municipais, estaduais e federal e demais instituições relacionadas à área do negócio.

As informações podem ser levantadas por meio de visitas a empreendimentos similares, internet ou com especialistas nos assuntos relacionados ao negócio.

O primeiro passo é definir um objetivo, seja aumentar as vendas de um produto ou serviço, lançar um novo serviço ou produto, aumentar ou restringir o público alvo. Selecionar as perguntas chaves e escolher o melhor método, como pesquisa de campo, internet, redes sociais e outros. Analise também quanto será necessário precisar investir nessa pesquisa.

Pesquisa de mercado pronta. O que fazer?

Com sua pesquisa de mercado pronta, é preciso definir qual a melhor forma de colocá-la em prática. As formas mais comuns são através de questionários  diretos. Perguntando ao consumidor o que falta, se usaria o produto ou serviço, quais ideias sugeriria, necessidades do nicho, etc. Além de tudo, estar presente onde você acredita que seu público-alvo estará, é um bom começo para computar questionários eficientes para um resultado mais conclusivo.

Você também pode fazer uma análise em cima de pesquisas secundárias: utilização de dados que já foram coletados para outros objetivos e que podem, eventualmente, ser úteis na sua pesquisa. Esses dados são facilmente obtidos através da internet, especialmente em sites de associações e do governo.

Resultados

Com o resultado da pesquisa de mercado em mãos, analisar minuciosamente todos os dados coletados é imprescindível para descobrir se o seu produto ou serviço será bem aceito. Depois disso é possível saber onde há mais chances de sucesso e o que fazer para conseguir tomar a parte do mercado que ainda lhe parece distante.

 

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