Enter your keyword

Como realizar a análise financeira da sua empresa com a contabilidade online

Como realizar a análise financeira da sua empresa com a contabilidade online

Como realizar a análise financeira da sua empresa com a contabilidade online

A contabilidade é uma parte vital para o funcionamento saudável de uma empresa. Ela detém o poder da informação de ativos, passivos, despesas, custos fixos e margem de lucro. A contabilidade lida principalmente com números e muitas vezes em uma linguagem muito técnica o que joga uma responsabilidade ainda maior sobre esta área: a de traduzir para os diretores, responsáveis pelas tomadas de decisão, os números que eles estudam e dessa forma diminuir os riscos da empresa.

A contabilidade também é responsável por verificar os pagamentos de tributos, tarefa muito importante em um país como o Brasil, onde a carga tributária é enorme e diversos impostos diferentes são devidos pelas empresas.

 

Análise Financeira

A análise financeira consiste no estudo dos demonstrativos financeiros de uma empresa para medir o desempenho da mesma. Ela é fundamental para identificar possíveis fragilidades e prevenir problemas futuros que podem surgir a curto, médio ou longo prazo. As informações conseguidas a partir dessa análise aprofundada da empresa permitem que o gestor tome importantes decisões sobre a correção de problemas de liquidez e fluxo de caixa.

É através dos indicadores financeiros que podemos analisar a real situação da empresa ou projetar fatos futuros. Os indicadores mais usados são: Rentabilidade, Estrutura de Capital e Liquidez.

  • Indicadores de Rentabilidade

Avalia o lucro de uma empresa fazendo uma correlação entre vendas, ativos da empresa e capital investido, avaliando o volume de atividade necessário para que a empresa alcance um nível satisfatório de rentabilidade. Trata da margem operacional do negócio, ou seja, o quanto ela ganha líquido, descontadas todas as despesas. Para traçar esse indicativo três aspectos são avaliados: retorno sobre patrimônio líquido, retorno sobre ativos e retorno sobre vendas.

  • Indicador de Estrutura de Capital

Permite a análise da posição de endividamento da empresa, assim como a capacidade de gerar caixa suficiente para pagar os juros e o principal do seu endividamento, ou ainda capacidade de garantir o crescimento sustentável das atividades da empresa. E, além disso, identifica o impacto desse endividamento na saúde financeira da empresa.

  • Indicadores de Liquidez

Esses indicadores avaliam a capacidade de uma empresa em cumprir com as obrigações de curto prazo na data de vencimento, ou seja, verifica a situação financeira global da empresa. Os principais itens avaliados são capital circundante, índice de liquidez corrente, liquidez seca e liquidez geral. Se esse indicador tiver um resultado negativo, o setor financeiro irá analisá-lo junto com outros aspectos para apontar o caminho a seguir para acertar o rumo da empresa.

Objetivos da análise financeira

  1. Equilíbrio

Ponto principal quando se trata da análise financeira, que busca estabelecer que seu faturamento seja superior aos custos da empresa, só assim a empresa será sustentável economicamente.

  1. Crescimento

Após fazer um raio-x patrimonial da empresa, que será o resultado da análise financeira, também será possível avaliar o crescimento do patrimônio líquido da mesma, assim como a fatia de participação da empresa no mercado.

Por que analisar as finanças da sua empresa?

Necessidade de avaliação interna

Ocorre quando a organização deseja entender melhor seus principais indicadores financeiros e é muito útil para a tomada de decisões estratégicas. A análise financeira surge como uma forma de prever planos de financiamento e investimento.

Necessidade de avaliação externa

Ocorre quando é necessário apresentar a empresa às organizações como fundos de investimento, governo, bancos ou acionistas. Muito útil para empresas de grande porte que negociam ações em bolsa de valores ou que tenham a intenção de contratar empréstimos de altos valores.

Como analisar financeiramente a empresa

  • Balanço patrimonial

As contas de ativo (bens e direitos da empresa) e passivo (fontes de recursos de terceiros) são agrupadas de maneira a facilitar a análise da situação financeira da empresa, e devem ser apresentadas em ordem crescente de acordo com o grau de liquidez do ativo, e da exigibilidade do passivo.

  • Regime de Caixa

As regras básicas para essa análise são: a receita deve ser contabilizada no momento de seu recebimento, e a despesa deve ser contabilizada no momento do seu pagamento.

Contabilidade online

A contabilidade online é uma ótima ferramenta para micro, pequenas e médias empresas que não possuem uma grande complexidade fiscal e tributária. Ela possibilita a resolução de questões relacionadas à empresa em qualquer lugar e em qualquer horário, sendo necessário apenas um computador, ou outro equipamento eletrônico como tablet ou smartphone, e acesso à internet.

Através da plataforma de gestão contábil online é possível cadastrar informações, emitir documentos, consultar relatórios, e muitas outras funcionalidades de qualquer lugar. Dessa forma é possível obter agilidade e praticidade, alcançando resultados excelentes da mesma forma que aconteceria caso a empresa fosse atendida por um escritório, porém tudo estando ao alcance da mão do gestor.

A contabilidade online fornece todos os recursos que uma empresa necessita para realizar com segurança a análise financeira, com dados, informações e relatórios precisos, criados por contadores licenciados e registrados pelo Conselho Federal de Contabilidade, o que garante a precisão das informações.

É importante compreender que a análise financeira representa uma fundamental ferramenta para dar respaldo a decisões estratégicas, táticas e operacionais da empresa, oferecendo uma visão geral das finanças com previsões de curto, médio e longo prazo.

 

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: