Como realizar a análise financeira da sua empresa com a contabilidade online
A contabilidade é uma parte vital para o funcionamento saudável de uma empresa. Ela detém o poder da informação de ativos, passivos, despesas, custos fixos e margem de lucro. A contabilidade lida principalmente com números e muitas vezes em uma linguagem muito técnica o que joga uma responsabilidade ainda maior sobre esta área: a de traduzir para os diretores, responsáveis pelas tomadas de decisão, os números que eles estudam e dessa forma diminuir os riscos da empresa.
A contabilidade também é responsável por verificar os pagamentos de tributos, tarefa muito importante em um país como o Brasil, onde a carga tributária é enorme e diversos impostos diferentes são devidos pelas empresas.
Análise Financeira
A análise financeira consiste no estudo dos demonstrativos financeiros de uma empresa para medir o desempenho da mesma. Ela é fundamental para identificar possíveis fragilidades e prevenir problemas futuros que podem surgir a curto, médio ou longo prazo. As informações conseguidas a partir dessa análise aprofundada da empresa permitem que o gestor tome importantes decisões sobre a correção de problemas de liquidez e fluxo de caixa.
É através dos indicadores financeiros que podemos analisar a real situação da empresa ou projetar fatos futuros. Os indicadores mais usados são: Rentabilidade, Estrutura de Capital e Liquidez.
-
Indicadores de Rentabilidade
Avalia o lucro de uma empresa fazendo uma correlação entre vendas, ativos da empresa e capital investido, avaliando o volume de atividade necessário para que a empresa alcance um nível satisfatório de rentabilidade. Trata da margem operacional do negócio, ou seja, o quanto ela ganha líquido, descontadas todas as despesas. Para traçar esse indicativo três aspectos são avaliados: retorno sobre patrimônio líquido, retorno sobre ativos e retorno sobre vendas.
-
Indicador de Estrutura de Capital
Permite a análise da posição de endividamento da empresa, assim como a capacidade de gerar caixa suficiente para pagar os juros e o principal do seu endividamento, ou ainda capacidade de garantir o crescimento sustentável das atividades da empresa. E, além disso, identifica o impacto desse endividamento na saúde financeira da empresa.
-
Indicadores de Liquidez
Esses indicadores avaliam a capacidade de uma empresa em cumprir com as obrigações de curto prazo na data de vencimento, ou seja, verifica a situação financeira global da empresa. Os principais itens avaliados são capital circundante, índice de liquidez corrente, liquidez seca e liquidez geral. Se esse indicador tiver um resultado negativo, o setor financeiro irá analisá-lo junto com outros aspectos para apontar o caminho a seguir para acertar o rumo da empresa.
Objetivos da análise financeira
-
Equilíbrio
Ponto principal quando se trata da análise financeira, que busca estabelecer que seu faturamento seja superior aos custos da empresa, só assim a empresa será sustentável economicamente.
-
Crescimento
Após fazer um raio-x patrimonial da empresa, que será o resultado da análise financeira, também será possível avaliar o crescimento do patrimônio líquido da mesma, assim como a fatia de participação da empresa no mercado.
Por que analisar as finanças da sua empresa?
Necessidade de avaliação interna
Ocorre quando a organização deseja entender melhor seus principais indicadores financeiros e é muito útil para a tomada de decisões estratégicas. A análise financeira surge como uma forma de prever planos de financiamento e investimento.
Necessidade de avaliação externa
Ocorre quando é necessário apresentar a empresa às organizações como fundos de investimento, governo, bancos ou acionistas. Muito útil para empresas de grande porte que negociam ações em bolsa de valores ou que tenham a intenção de contratar empréstimos de altos valores.
Como analisar financeiramente a empresa
-
Balanço patrimonial
As contas de ativo (bens e direitos da empresa) e passivo (fontes de recursos de terceiros) são agrupadas de maneira a facilitar a análise da situação financeira da empresa, e devem ser apresentadas em ordem crescente de acordo com o grau de liquidez do ativo, e da exigibilidade do passivo.
-
Regime de Caixa
As regras básicas para essa análise são: a receita deve ser contabilizada no momento de seu recebimento, e a despesa deve ser contabilizada no momento do seu pagamento.
Contabilidade online
A contabilidade online é uma ótima ferramenta para micro, pequenas e médias empresas que não possuem uma grande complexidade fiscal e tributária. Ela possibilita a resolução de questões relacionadas à empresa em qualquer lugar e em qualquer horário, sendo necessário apenas um computador, ou outro equipamento eletrônico como tablet ou smartphone, e acesso à internet.
Através da plataforma de gestão contábil online é possível cadastrar informações, emitir documentos, consultar relatórios, e muitas outras funcionalidades de qualquer lugar. Dessa forma é possível obter agilidade e praticidade, alcançando resultados excelentes da mesma forma que aconteceria caso a empresa fosse atendida por um escritório, porém tudo estando ao alcance da mão do gestor.
A contabilidade online fornece todos os recursos que uma empresa necessita para realizar com segurança a análise financeira, com dados, informações e relatórios precisos, criados por contadores licenciados e registrados pelo Conselho Federal de Contabilidade, o que garante a precisão das informações.
É importante compreender que a análise financeira representa uma fundamental ferramenta para dar respaldo a decisões estratégicas, táticas e operacionais da empresa, oferecendo uma visão geral das finanças com previsões de curto, médio e longo prazo.
No Comments