Enter your keyword

Como um mentor pode auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.

Como um mentor pode auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.

Como um mentor pode auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.

Você já ouviu falar sobre mentoria? Ela é uma excelente ferramenta que auxilia empreendedores a realizar ações mais certeiras dentro de seus negócios, através de conversas com foco estratégico.

OBJETIVO DA MENTORIA

A mentoria tem como objetivo ajudar o mentorado a evoluir para um patamar mais elevado na sua carreira e também na própria vida. A troca de experiências e conhecimentos são de extrema importância para o empreendedor que está a desenvolver seu negócio e busca crescimento empresarial. A orientação obtida de alguém mais experimente faz com que o pequeno empresário se sinta mais seguro em relação ao que está fazendo.

ENTENDENDO A MENTORIA

Quando você era criança, alguém uma vez lhe disse que era preciso olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Essa pessoa, que te transferiu conhecimento e instruções, atua como um professor.

Já um coach, por exemplo, pegaria na sua mão e atravessaria a rua com você, pois a sua função é aplicar a teoria e colocá-la em prática.

COACHING – O QUE É E COMO COMEÇAR?

O mentor, por sua vez, possui um papel mais provocativo. Nesta situação, ele atravessaria a rua, olharia para trás e iria te dizer: “Vem! Se eu consegui, você também consegue!”. Ou seja: o mentor visa estimular autonomia do mentorado, no caso do exemplo, fazer a pessoa atravessar a rua sozinha.

MENTOR COMO REFERÊNCIA

Em muitos casos, essas três figuras (professor + coach + mentor) acabam se fundindo no mesmo profissional. A diferença do mentor, porém, é que ele será uma referência para pequeno empresário, alguém que realmente fez a diferença na sua vida profissional.

É importante lembrar, porém, que o mentor não necessariamente será alguém de mais idade, mas sim alguém com mais experiência e vivência dentro de alguma área de negócios específica.

CONSULTOR: AINDA NÃO ENCONTROU SEU PRIMEIRO TRABALHO? DESCUBRA COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA!

MENTORING ORGANIZACIONAL

Além de orientar uma única pessoa, o mentor também pode ser contratado para auxiliar no desenvolvimento de uma equipe, tornando-a mais produtiva, estimulada e unida. Quando atua junto à uma equipe, ele é capaz de identificar os pontos fortes e fracos de cada um, fazendo um melhor uso das qualidades destas pessoas e colocando-as nas atividades e funções corretas.

O mentoring organizacional, é uma alternativa para as empresas que querem um mentor atuando de maneira mais ampla dentro da sua organização. Neste caso, o mentor pode desempenhar diversas funções.

FUNÇÕES DO MENTOR DENTRO DO MENTORING ORGANIZACIONAL

Funções de trabalho e carreira: Ajuda o mentorado com o conhecimento necessário para desempenhar suas funções e crescer na carreira;

Funções socioemocionais: Como a mentoria é um processo que ocorre em um relacionamento interpessoal, é preciso levar em consideração a emoção e ajudando a se sentirem mais seguros e capazes. Ele deve estar sempre disposto a ouvir e aconselhar;

Função modelo: Aqui ele exerce o papel de modelo e exemplo para o seu mentorado, que admira seus conhecimentos e comportamentos e o vê como uma inspiração.

CRESCIMENTO EMPRESARIAL

Independentemente de a mentoria ser pessoal ou empresarial, ela com certeza fará a diferença no seu desenvolvimento enquanto empreendedor e no crescimento da sua empresa no mercado!

PERSONALITY CONTABILIDADE

Caso você precise de alguma outra ajuda na estruturação do seu negócio, conte conosco! A Personality  oferece gestão e contabilidade online, de maneira fácil e personalizada para ajudar a sua empresa a crescer. Se precisar de apoio dos nossos contadores consultores para tomada de decisão, não hesite em entrar em contato conosco.

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: