Enter your keyword

Consultor: ainda não encontrou seu primeiro trabalho? Descubra como alavancar sua carreira!

Consultor: ainda não encontrou seu primeiro trabalho? Descubra como alavancar sua carreira!

Consultor: ainda não encontrou seu primeiro trabalho? Descubra como alavancar sua carreira!

Para se tornar um consultor independente, é preciso conhecer bem sua área e analisar a melhor maneira de oferecer a seus clientes as melhores informações possíveis.

Seja para aconselhamento ou para o direcionamento mais pontual de esforços a quem precisa de um novo caminho, ser um consultor demanda muito estudo e responsabilidade. Se você ainda não encontrou seu primeiro trabalho, essa é a hora de colher o máximo de informação possível!

Assim, quando ele finalmente chegar, você estará mais do que preparado para ser o melhor de sua área e garantir segurança por um longo período de tempo. Portanto, alavanque sua carreira buscando conhecimento e conferindo algumas dicas que podem mudar seu estilo de abordagem e otimizar seus resultados.

Pesquisas apontam que o termo “consultor” é sempre alvo de buscas online, o que faz com que muitas pessoas ou desejem constantemente investir na área, ou não saibam certamente o que ela representa.

Afinal, o que é consultoria? Descubra:

– Os trabalhos de consultoria vêm em todas as formas, tamanhos e variedades. Os deveres variam de acordo com a demanda do cliente. Em geral, os consultores fornecem um ponto de vista externo e objetivo para ajudar as organizações a detectar problemas ou melhorar seu desempenho.

– Os consultores são frequentemente contratados para complementar a equipe de uma organização, ao mesmo tempo em que ela economiza nos custos de contratação de um funcionário em tempo integral.

Eles são considerados especialistas em seu campo e são pagos para compartilhar seus conhecimentos para ajudar a resolver problemas e alcançar objetivos.

– Embora o “trabalho de consultoria” seja uma frase que possa significar várias coisas diferentes, os consultores geralmente são contratados para ajudar a identificar problemas, reduzir ineficiências, identificar soluções, aumentar a receita ou melhorar a maneira como um cliente oferece serviços em geral.

Como ser um bom consultor?

Os trabalhos de consultoria existem para todos os seguimentos e porte de empresa, mas alguns dos mais comuns incluem negócios, educação, marketing, saúde e TI. O que faz um bom consultor é sua experiência ou experiência de setor em um campo específico. Para ser um bom consultor e garantir seu primeiro emprego:

  • Experimente oferecer apresentações, resolver problemas difíceis e ser flexível em relação à política de escritório da empresa a qual prestará serviços.
  • Atue em algumas das áreas de problemas mais comuns que os consultores são contratados para ajudar, que incluem finanças, recursos humanos e treinamentos, desenvolvimento de funcionários, tecnologia, branding e marketing, gerenciamento e gerenciamento de projetos.
  • Desprenda-se da ideia de que determinadas áreas não precisam de consultores. Sempre há algo a aprender e a ensinar!

Porque as empresas precisam de um consultor?

As principais razões pelas quais uma organização buscará assistência de um consultor são: conhecimento e tempo. Normalmente, os consultores possuem um conhecimento mais aprofundado de um assunto ou campo específico do que a própria organização.

O contrato ser de forma terceirizada, permite ao empresário contratar consultores para um trabalho temporário. Permitindo a dedicação integral desse profissional para as necessidades da empresa.

Escolha seu público-alvo.

Se ninguém paga por suas ideias e conselhos, seu serviço sempre terá falhas. Também terá o mesmo resultado se os destinatários de suas ideias não tiverem o dinheiro para pagar por elas. A primeira coisa que você precisa fazer é decidir para quem você direcionará seus esforços.

Cada nicho no negócio de consultoria fornece diversas opções. Por exemplo, se você estiver trabalhando como consultor de carreira, você pode ajudar indivíduos a planejarem suas carreiras. Você também pode trabalhar com uma grande corporação para ajudar os funcionários a se destacarem nos campos escolhidos.

Depois de determinar o mercado alvo que irá contratá-lo para sua experiência, você precisa descobrir as várias maneiras pelas quais você pode ajudá-los. Isso o ajudará a comercializar seu negócio de consultoria. Você precisa dizer aos seus clientes por que eles precisam de você.

Como é a carreira de um consultor de negócios?

Se você está pensando em se tornar um consultor, aqui estão algumas questões a serem consideradas: você tem experiência no seguimento ou na área de consultoria que você está considerando? Você é uma pessoa que pode se dar bem ao lidar com uma variedade de clientes diferentes?

Você tem experiência com apresentações, ao resolver problemas difíceis e ao se encaixar no perfil de diferentes demandas de empresas? Você está confortável em assumir tarefas temporárias que se modificam constantemente em função das necessidades do cliente?

Se sim, essa é realmente a área ideal para você! Um consultor pode lucrar bastante dependendo de seu nível de experiência na área que atua, sendo, portanto, fundamental investir no máximo de conhecimento possível para se tornar referência em sua área!

A carreira de um consultor não é construída do dia para a noite e seu primeiro emprego será apenas o começo de um futuro cheio de possibilidades e novos desafios, devendo você estar preparado para qualquer um deles!

É possível vender consultoria online?

Quer investir em vendas de consultoria online? Isso é possível! No mundo atual, cada dia mais serviços pela internet se mostram possíveis e promissores! Confira um passo-a-passo para começar hoje mesmo:

Passo 1 – Planejamento:

Identifique o nicho em que você tem conhecimento e experiência.  Você pode ter interesse em computadores, por exemplo. No entanto, isso não significa que você pode se tornar um consultor de informática independente.

Embora seu interesse seja o primeiro passo para começar a investir em uma área, conhecimentos e experiências associadas à vivência é a única maneira de começar.

Por outro lado, se você já tem conhecimento sobre computadores (hardware ou software), trabalhou com estes por um período de tempo considerável e tem as informações detalhadas mais recentes sobre eles, você pode planejar iniciar um negócio de consultoria em informática com facilidade.

Entendendo a dor do cliente, será mais fácil aplicar o diagnostico e encontrar a solução para o problema que ele tem.

Passo 2 – Legalidade:

Considere os requisitos de licenciamento para iniciar um negócio de consultoria. As diretrizes legais locais ou estaduais podem exigir que você obtenha uma determinada licença para trabalhar como consultor independente em certos nichos.

Lembre que se sua empresa de consultoria não estiver regular pode trazer insegurança ao possível cliente. Quer entender mais como isso funciona? Baixe nosso e-book agora.

Passo 3 – Metas:

Decida seus objetivos de curto e longo prazo.  Se você se destacar em um nicho que tenha uma boa perspectiva, como uma consultoria de negócios, consultoria em informática, consultoria de carreira e assim por diante, você não pode esperar que apenas isso lhe garanta clientes.

Todo negócio leva tempo para crescer, tornar-se conhecido e se estabilizar. Se você não tem tempo e orçamento para começar, considere esperar um pouco mais.

 Amplie sua rede de relacionamentos.

Se ninguém o conhece e você não conhece ninguém em seu campo, você pode se encontrar no meio de um desastre rapidamente. É importante começar a construir a sua rede de networking assim que tiver decidido ser um consultor. Uma base de contatos fortes garante que você tenha fontes para encontrar um trabalho.

Uma boa rede profissional – juntamente com uma rede social online – pode ajudá-lo a comercializar e anunciar sua empresa. Referências também são maneiras importantes de encontrar trabalho no seu nicho. Confie na sua base de contatos iniciais para construir sua rede! Conecte com grupos no Linkedin e amplie sua rede de contatos.

Parceiros estratégicos.

Normalmente quem está começando não possui um local de trabalho e não tem recurso o suficiente para locar uma sala. Procure espaços colaborativos, como coworking para ter um endereço comercial e ampliar sua rede de networking, ofereça cursos e treinamentos nesse local, entregue valor e conhecimento ao ambiente que deseja se filiar, assim será reconhecido como profissional.

As associações comerciais, instituições de ensino e sindicatos patronais são uma excelente porta de entrada para conseguir contato direto com o nicho que escolheu atuar.

Outros profissionais de consultoria e ou até mesmo agencias de marketing, de marcas e patentes e escritório de contabilidade podem indica-lo para um cliente e assim trocarem indicações, onde um profissional de outra área seja complementar a sua.

Treinamentos online e eventos

Para ampliar suas técnicas como consultor, você pode investir em diversos treinamentos online e até mesmo participar de eventos em que você consiga contato com consultores mais experientes. Seja como for, é ideal entrar na área certa e garantir que você seja capaz de aprender ao máximo antes de entrar em seu primeiro trabalho.

Afinal de contas, será ele que abrirá as portas para seu futuro profissional, sendo importante investir em começar com o pé direito perante o mercado. Porém, não se desespere! Você tem tempo e condição de se tornar o consultor que sempre sonhou em ser. Não apresse seus passos, organize-se e conte conosco sempre que precisar!

Sobre a Personality Contabilidade online

Através de uma plataforma digital, oferecemos contabilidade e gestão para micro e pequenas empresas de qualquer lugar do Brasil. Nosso software possui um sistema financeiro completo, emissão de nota fiscal eletrônica, fluxo de caixa, gestão, controle de estoque, dashboard com análises gerenciais e lançamentos de informações da folha pagamento para pequenos empresários conectados e que entendem a importância de relatórios gerenciais para tomadas de decisão.

Para o consultor é uma excelente oportunidade de oferecer um produto ao seu cliente reduzindo custo e possibilitando o registro correto das informações.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o programa de parceria .

 

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: