Enter your keyword

Consultoria online – oportunidade ou ameaça?

Consultoria online – oportunidade ou ameaça?

Consultoria online – oportunidade ou ameaça?

Uma grande oportunidade ou uma ameaça para o mercado que você já garantiu? A verdade é que responder a essa pergunta não é algo simples. Tudo depende daquilo que você possui como prioridade e do que planeja dentro de seu segmento.

De qualquer maneira, qualquer que seja a tecnologia envolvida ou não, há apenas uma única verdade: é você quem irá determinar como isso afeta seus negócios.

Consultoria online – por onde começar?

Um consultor precisa falar a língua de seus clientes. A comunicação mudou brutalmente nos últimos dez anos e hoje fazemos quase tudo online e pelo celular. Clientes querem atendimento remoto, relatórios na nuvem e via e-mail, websites bem estruturados de fornecedores e aplicação e uso de dados em tempo real.

A era dos pesados relatórios de 200 ou 300 páginas, recebidos pelo correio, se foi. É preciso inovar principalmente na forma com que você se comunica e como consultor, isso afeta vários momentos do seu processo:

  • Sua prospecção de clientes e networking
  • Sua busca e catalogação de dados
  • Seu processo de controle e de autogestão, o que inclui finanças, contabilidade e gestão de RH e fornecedores
  • A forma com que atende e acompanha seus clientes
  • Suas entregas e os formatos com que relatórios e dados são dispostos para clientes
  • Sua política de retenção, pós-job e acompanhamento

A dica inicial é cercar-se com a tecnologia e os recursos certos. Parece óbvio que hoje você utiliza aplicativos como o WhatsApp e o Messenger para lidar com seus clientes e certamente comunica-se bem via e-mail. Contudo, se você deseja transformar a consultoria online em uma oportunidade, precisa ir mais além.

Consultoria online – como oferecer?

Para criar oportunidades na consultoria online, você precisa de uma plataforma na qual irá vender, gerir e realizar essa consultoria. Uma conta de e-mail ou um simples celular não são suficientes.

Trabalhos de consultoria lidam com uma série de materiais e possuem diversas entregas a serem realizadas para os clientes ao longo do processo. Algumas delas podem ser convertidas em PDFs ou planilhas, como relatórios, mas às vezes é preciso dispor de mais recursos.

  • Treinamentos e capacitações
  • Análises de dados coletados in loco
  • Fotografia e materiais gráficos
  • Entrevistas e questionários de avaliações
  • Laudos e perícias

A consultoria online precisa transformar boa parte ou tudo isso em mecanismos que possam correr normalmente à distância. Um bom primeiro passo é resolver a vida de sua empresa do ponto de vista digital. É preciso possuir um bom website, presença nas redes sociais, sistemas de acesso restrito a clientes e plataformas para pagamento e recebimento, gestão de clientes ou CRM e armazenamento e proteção de dados. Em outras palavras: seus fornecedores também precisam ser digitais.

Para oferecer consultorias online, precisa-se de um marketing digital competente. Também preciso oferecer ao cliente múltiplas opções de pagamento, através de gateways de confiança, como PagSeguro, PayPal, Bcash e tantos outros. Posteriormente, é bom que sua contabilidade e até mesmo fornecedores como gráficas, escritórios de advocacia, designers, fotógrafos e profissionais liberais também atuem forte no segmento online.

Com tudo isso em dia e um bom website, você começará a transformar o que seria um empecilho numa grande oportunidade.

Consultoria online – atendimento

O atendimento online pode ser, em grande parte, automatizado. Quando você é um consultor e lida com diversos clientes, qualquer que seja sua área, é comum a todo momento receber perguntas, novos dados e informações, pedidos de mudanças ou alterações.

Hoje pode-se usar o próprio e-mail, em sistemas como o Outlook ou o próprio Gmail, para organizar esses pedidos. Entretanto, o mercado digital oferece opções de atendimento com e-mails de autorresposta configuráveis, chatbots que lidam com dúvidas simples e sistemas de knowledge base que direcionam clientes para respostas às principais dúvidas.

Mas o mais importante é o vídeo. O elemento vídeo criou novas possibilidades na internet. Com ele, é possível não apenas realizar reuniões e videoconferências com clientes, mas também fazer uma série de entregas na área consultiva que antes exigiam uma abordagem presencial:

  • Treinamentos e capacitações em vídeos, palestras online ou webinars, que funcionam como uma rápida forma de aplicar os resultados de um trabalho consultivo, mesmo em clientes com muitos funcionários e tomadores de decisão.
  • Avaliações em vídeo. No outro sentido, você pode pedir vídeos de clientes para efetuar análises em linhas de produção, áreas e terrenos ou mesmo em dados econômicos e financeiros – tudo isso sem sair do lugar.
  • Entrevistas online, via Skype ou WhatsApp, eliminando a necessidade de passar dias a fio em empresas, entrevistando funcionários e fornecedores para a coleta de dados.
  • Apresentações e infografias animadas em vídeo, criando uma marca e aumentando ainda mais seu valor junto à clientela.

Então… é uma oportunidade?

Sim e não. Em relação a tudo o que vimos aqui, como sua empresa se encontra hoje? Você ainda envia motoboys a clientes, com pesados volumes de gráficos e tabelas? Ou ainda apresenta seus relatórios finais em slides pobres de Powerpoint, criados com modelos sem vida, ou ainda planilhas sem qualquer dinâmica em Excel?

O seu grau de modernização e mudança determina a oportunidade aqui. Se você já apoia seus clientes e realiza entregas e trabalhos com uso intensivo de ferramentas digitais, está a poucos passos de poder criar oportunidades para a consultoria online.

Mesmo assim, é preciso vender e entregar modernidade. Do mesmo modo que não comemos em restaurantes nos quais os donos sempre almoçam no vizinho, não confiamos ou adquirirmos serviços consultivos online de pessoas que não utilizam ferramentas inovadoras e digitais. Faz sentido, não é mesmo?

Daqui para frente, cada aspecto de sua empresa terá de apontar para o futuro. E cada oportunidade de modernização e inovação que você deixar passar, criará novos concorrentes e ameaças cada vez mais reais em termos de serviços consultivos online e à distância.

Como consultor, seu conhecimento e know-how segue, é claro, sendo o seu grande ativo. Mas as pessoas precisam saber e reconhecer sua autoridade e dominio no assunto. E hoje em dia… todo mundo busca primeiro usando a web…

Quer saber como podemos te ajudar?

Trabalhamos com gestão e contabilidade online de micro e pequenas empresas, atendemos em todas as cidades do Brasil, assim você consultor pode ser parceiro do escritório, entre em contato conosco e saiba mais.

 

 

 

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: