Enter your keyword

Hábitos que vão melhorar seu desempenho como consultor

Hábitos que vão melhorar seu desempenho como consultor

Hábitos que vão melhorar seu desempenho como consultor

Ser um consultor nos dias de hoje envolve uma rotina flexível, mas isso não significa mais fácil. Tornamo-nos profissionais mais independentes, com jornadas variáveis e tempo para colocar outros assuntos em dia.

Entretanto, é preciso aproveitar esse tempo. Embora a vida de um consultor seja, muitas vezes, mais atarefada do que a um empregado de empresa ou funcionário, organização é aquilo que nos permite manter um estilo de vida melhor.

E um bom estilo de vida não apenas melhora suas relações com família, amigos e sua saúde – ele melhora seu desempenho como consultor.

Desempenho como consultor – pausas e intervalos

As grandes corporações já o perceberam: concedendo momentos de pausa e intervalos, seus funcionários rendem mais. A vida de um consultor, no entanto, é autogerida. Não podemos esperar que nosso “patrão” nos conceda intervalos, e muito menos nossos clientes.

Uma boa gestão do tempo permite que você imponha pausas em sua rotina de trabalho. Nessas pausas, você pode incluir diversos aspectos que irão melhorar sua qualidade de vida:

  • Alimentação mais cuidadosa
  • Exercícios e atividades físicas
  • Tempo de lazer
  • Tempo com a família
  • Viagens e momentos para pesquisa e reciclagem profissional

Tudo isso junto produz uma rotina mais feliz e satisfatória. As pequenas pausas e intervalos proporcionam não apenas momentos para recarregarmos nossas baterias, mas também para pensarmos com maior cuidado em questões e dilemas, tomarmos decisões fora de momentos de pressão e reavaliarmos primeiras impressões.

Desempenho como consultor – exercícios e alimentação

Um consultor geralmente é um profissional que assume, em muitos aspectos, múltiplos papéis que são distribuídos dentro de uma grande empresa. Ao mesmo tempo que produz, precisa vender, gerir o negócio, tomar decisões arriscadas e também gerenciar seu tempo livre e incumbências pessoais.

Atividades físicas nos permitem melhorar o rendimento para dar conta de tudo isso. Além disso, a prática frequente de exercícios ajuda a clarear a mente – algo essencial para quem trabalha com o capital intelectual.

Com horários mais flexíveis e muitas tarefas, consultores têm a tendência de “atropelar” refeições. Isso aumenta a exposição ao estresse e cria propensões a problemas de saúde comuns, como gastrite, enxaqueca, prisão de ventre e outros.

O que é, em geral, uma desculpa para não manter uma alimentação saudável, deveria ser exatamente o oposto. Com maior pode de decisão sobre seu cronograma, você pode estabelecer horários próprios para refeições, além de planejá-las com maior cuidado.

Estudos no mundo inteiro apontam o quão nocivo pode ser o hábito de saltar ou ignorar refeições. Nosso corpo tem necessidades, e ignorá-las pode ser um problema. Muitos consultores atropelam refeições em razão do seu menor esforço físico, mas o uso das capacidades intelectuais também gasta calorias e exaure nossas reservas de nutrientes. Comer, e comer bem, é algo fundamental nessa profissão, como em muitas outras.

Desempenho como consultor – tempo de lazer

O mesmo aplica-se a momentos de lazer. Todos que atuam como consultores, independentemente da área de conhecimento, sabem que há determinadas épocas do ano de alta e de baixa. No Brasil, particularmente, o período que se segue às Festas, estendendo-se até o Carnaval, é geralmente uma época na qual apenas negociamos – poucos negócios são realmente fechados.

Uma vez que grande parte do esforço de vendas de um consultor limita-se, hoje, ao uso do telefone celular e de formas de comunicação digitais, pode-se organizar férias, viagens e lazer sem medo de perder qualquer tipo de oportunidade. A distância não é mais um fator que atrapalha a busca de novos clientes, portanto um bom consultor pode separar alguns meses do ano para manter sua prospecção, mas aproveitando o período para descansar e passar mais tempo com familiares.

Ao final de alguns anos no ramo, é possível criar calendários mais eficientes para incluir suas férias, viagens e aproveitar mais de seus feriados. Momentos de lazer não precisam, contudo, significar o total distanciamento de suas atividades. Muito pelo contrário, a internet hoje permite a qualquer consultor aproveitar suas férias e viagens, gozar de momentos de lazer e ao mesmo tempo usá-los como momentos de inspiração para criar soluções e desenvolver projetos.

Desempenho como consultor – família e amigos

Você possui um horário relativamente flexível e tem poder sobre sua própria agenda. Esse é um luxo que, muitas vezes, não é compartilhado por seus familiares e amigos. Como alguém que tem influência sobre sua jornada de trabalho, é você quem deve ajustá-la para criar situações de convivência com sua família e amigos.

Tente ajustar seus horários e compromissos para que seus momentos livres coincidam com as folgas e finais de expediente de pessoas do seu círculo de amizades. O relacionamento, pessoal ou profissional, é o segredo de qualquer bom consultor.

Mesmo pesquisas comprovam que o rendimento profissional é sempre ampliado pelo convívio social. No caso de consultores, geralmente o convívio com colegas de trabalho é bastante raro, senão existente. Assim sendo, aumenta a importância da socialização e do tempo passado com a família e os amigos, para que haja equilíbrio e um melhor aproveitamento.

Desempenho como consultor – reciclagem profissional

Finalmente, um consultor não tem desculpas em relação a manter-se sempre em dia com as mudanças e atualizações de sua área. Investir tempo e capital em cursos e jornadas de aperfeiçoamento é parte de seu trabalho, não um “plus” ou um diferencial.

O consultor precisa sempre estar disposto a oferecer a seus clientes o que há de mais novo e atualizado em termos de conhecimento e ferramentas, e para tanto é preciso usar parte de sua rotina para agregar mais.

Mesmo informalmente, horas e tempo para estudo e pesquisa são uma necessidade quando atuamos com o capital intelectual. A cada hora gasta, mesmo em autotreinamento, a tendência é de que economizemos tempo futuramente, ao desenvolver abordagens, métodos e estratégias mais eficazes para os trabalhos que desenvolvemos.

Criar o hábito de realizar ao menos um ou dois pequenos cursos e atualizações por mês e talvez um curso mais longo por ano é o que irá mantê-lo sempre no topo. A internet, mais uma vez, não dá desculpas: falta de tempo ou agenda não cola, pois tudo o que você precisa é de alguns momentos em frente ao computador.

Sobre nós

A Personality oferece contabilidade online, de maneira fácil e personalizada para ajudar a sua empresa a crescer. Atuamos em todas as cidade do Brasil, se precisar de apoio dos nossos contadores consultores para tomada de decisão, não hesite em entrar em contato conosco.

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: