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Descubra como o inbound marketing pode revolucionar a sua empresa

Descubra como o inbound marketing pode revolucionar a sua empresa

Descubra como o inbound marketing pode revolucionar a sua empresa

Você já ouviu falar do Inbound Marketing? Este conjunto de estratégias, também conhecido como Marketing de Atração, está revolucionando a maneira como as empresas conquistam seus clientes, geram mais vendas e reforçam a sua autoridade.

Se compararmos o Inbound Marketing ao marketing tradicional (conhecido como Outbound Marketing), a principal diferença que veremos é o fato de que, no Inbound, quem procura a empresa é o próprio clientes.

Ferramentas certas

Para que isto seja possível, são realizadas diversas ações que possuem como objetivo atrair este cliente para o blog ou site da empresa, onde então é continuado um trabalho de relacionamento com esta pessoa através dos conteúdos disponíveis.

Ao fornecer ao cliente conteúdos que o eduquem acerca da sua empresa, você estará demonstrando a sua autoridade no assunto, passando a ser visto então como uma referência na sua área de atuação.

Lembre-se de que o Inbound Marketing pode ser aplicado e adaptado em qualquer tipo de empresa, basta criar e disponibilizar ao seu público conteúdos com foco em entretenimento e utilidades, realizando assim o reforço da sua marca.

Investimento mensurável

Outra diferença entre o Inboud Marketing e o marketing tradicional é que, enquanto que este último era visto como um custo, o Inbound é percebido como um investimento. Isso acontece porque no Inbound Marketing é possível realizar a mensuração das ações realizadas, ou seja: você consegue medir o desempenho da sua ação, através de diversas ferramentas que realizam uma análise de visualizações, conversões, compras, etc.

Através dessa mensuração, é possível calcular o ROI (retorno sobre investimento) da sua ação, ou seja: ver o tanto de retorno em reais que você teve na sua ação a partir da quantia investida. E o melhor de tudo é que, através desses dados, você pode otimizar as suas ações cada vez mais, obtendo assim resultados melhores para a sua empresa.

Aprendendo na Prática

Quer aprender como aplicar o Inbound Marketing na prática? Então conheça todas as etapas que farão com que você melhore ainda mais o desempenho das ações da sua empresa! Confira abaixo:

De acordo com o Inbound Marketing, para que a sua estratégia tenha sucesso, ela precisa passar por 5 etapas. São elas: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Atrair

A primeira etapa consiste em ATRAIR pessoas para o seu site, a fim de conseguir com que elas comprem o seu produto ou entrem em contato com você para contratar os  seus serviços ou visualizar os seus produtos. Nesta etapa, ao invés de buscar por pessoas que talvez possam se interessar pelo seu negócio, preocupa-se em construir no seu site um conteúdo que atraia o seu público-alvo por livre e espontânea vontade. Assim, conquista-se um público mais engajado e disposto a realmente comprar seu produto ou serviço. Esta atração para o seu site pode ser realizada de diversas formas, como por exemplo: blog, SEO, links patrocinados e redes sociais.

Converter

A segunda etapa do Inbound Marketing é a CONVERSÃO. Nesta etapa, você faz com que o cliente que está a visitar o seu site realize alguma ação que você deseje. A conversão também pode ser entendida como uma troca, onde o usuário te fornece alguma informação (como o e-mail dele, por exemplo) em troca de uma recompensa digital (veja este exemplo) ou alguma oferta. É importante compreender que de nada adianta ter várias visitas no seu site se essas mesmas visitas não convertem em nenhuma ação. Para transformar o seu visitante em um Lead (como chamamos esses usuários que realizam esta troca de informações), existem diversas estratégias que você pode adotar, como criação de ofertas e landing pages.

Relacionar

A terceira etapa do Inbound diz respeito ao RELACIONAMENTO que a sua empresa deve construir com o cliente. Essa ação é necessária porque entendemos que nem todos os possíveis clientes estarão no momento de realizar uma compra quando visitarem o seu site. É importante entender toda a jornada de compra que se faz necessária, trabalhando assim todas as etapas a fim de conseguir alcançar a conversão. Isso pode ser realizado através do disparo de e-mail marketing, onde pode-se trabalhar tanto e-mails promocionais quanto newsletter.

Vender

Passamos então para a quarta etapa, relacionada às VENDAS. Todo este percurso pelo qual o seu possível cliente passa é realizado no intuito de trazer oportunidades de negócio para a sua empresa, fazendo com que o cliente em potencial concretize a compra. Este é o momento onde a sua comunicação deve ser mais agressiva, no sentido de realmente convencê-lo de que ele está prestes a fazer um bom negócio.

Analisar

Por fim, a última etapa do Inbound Marketing é a etapa de ANÁLISE. Lembra lá no começo do post quando falamos que esta era uma das principais diferenças entre o marketing tradicional e o Inbound? Justamente nesta etapa você deverá medir seus resultados, calcular o ROI e verificar se a sua ação foi bem sucedida ou não, buscando sempre alcançar resultados ainda melhores.

O Inbound Marketing já provou ser uma metodologia altamente eficaz, entregando ótimos resultados para quem o aplica. Agora que você já sabe um pouco mais sobre ele, que tal utilizá-lo na sua empresa?

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