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Pequenas empresas aposte no nicho e venda mais!

Pequenas empresas aposte no nicho e venda mais!

Pequenas empresas aposte no nicho e venda mais!

As micro e pequenas empresas encontram uma série de dificuldades no seu dia a dia. A falta de mão-de-obra, as dificuldades financeiras de acesso ao crédito bancário e financeiro, bem como a falta de apoio do governo são alguns dos fatores que desanimam o pequeno empresário.

Quando essas dificuldades se aliam à falta de conhecimento do seu público-alvo, é comum o empresário se sentir inseguro quanto à sua proposta de negócio, levando-o a pensar que sua gestão, produto ou serviço não são bons o suficiente.

ENTENDA SEU PÚBLICO

Tentar atingir o público pela sua maioria, com uma estratégia generalista, é um dos grandes erros do pequeno empresário, o que resulta em vendas insatisfatórias. A segmentação de mercado, entendida como o estudo de um mercado consumidor, serve para ajudar o empresário a escolher um nicho de mercado específico para trabalhar, buscando o mais adequado à oferta de valor da sua empresa.

Os nichos de mercado são responsáveis por dividir os consumidores de acordo com suas características. Essas características podem ser tanto demográficas (como idade, gênero, classe social, faixa de renda, localização geográfica, etc.) quanto comportamentais, voltadas aos hábitos, gostos e preferências do público consumidor.

Quando se realiza uma boa segmentação, torna-se mais fácil comunicar-se com o seu cliente e ter a certeza de que as ações do seu negócio estão voltadas para as pessoas que realmente possuem um interesse em comprar o seu produto ou serviço.

SER ESPECIALISTA NO ASSUNTO

Na hora de escolher o seu nicho de mercado, aposte na sua expertise para ajudar na sua segmentação. Por exemplo: se você é especialista em determinado assunto, ou possui experiências profissionais anteriores que possam te auxiliar na construção do seu público, utilize-as! Ao entender bastante sobre determinada área, seu público criará uma maior identificação com o seu negócio, pois verá você e sua empresa como especialistas naquele assunto.

Tendo o seu público-alvo escolhido, analise o potencial deste mercado para saber se ele é forte o suficiente para gerar rentabilidade para a sua empresa. Faça pesquisas em todos os meios possíveis (livros, internet, blogs, relatórios de órgãos específicos daquele nicho) e também pesquisas de campo. Converse com amigos e parceiros de trabalho que façam parte ou simpatizem com o seu público-alvo para entender seus pontos fortes e fracos, desejos e medos, necessidades e dores.

Em seguida, analise como a sua empresa pode auxiliar na resolução dos “problemas” do seu cliente. Como o seu serviço ou produto pode atender às necessidades do seu cliente? Como pode resolver as suas “dores”? Como pode aproximá-lo daquilo que ele deseja?

SEJA PERSISTENTE

Segmentar não é uma tarefa fácil e exige bastante pesquisa e dedicação, mas tenha coragem! A longo prazo, quando sua empresa tornar-se referência naquele segmento, você verá que o esforço valeu a pena.

Para ajudá-lo nesta nova etapa de reestruturação do seu negócio, conte conosco! A Personality oferece gestão e contabilidade online, de maneira fácil e personalizada para ajudar a sua empresa a crescer. Se precisar de apoio dos nossos contadores consultores para tomada de decisão, não hesite em entrar em contato conosco.

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