Enter your keyword

O CANVAS SUBSTITUIRÁ O PLANO DE NEGÓCIOS?

O CANVAS SUBSTITUIRÁ O PLANO DE NEGÓCIOS?

O CANVAS SUBSTITUIRÁ O PLANO DE NEGÓCIOS?

 

Ao se abrir uma empresa ou começar um novo empreendimento, muitas dúvidas surgem na cabeça no empreendedor. São muitos detalhes burocráticos, logísticos, financeiros e mercadológicos para serem levados em conta, então é comum os micro e pequenos empresários se sentirem um pouco perdidos na hora de realmente abrir ou começar o seu negócio.

Para que esta etapa inicial se desenvolva bem e para que a criação desta nova empresa tenha realmente um direcionamento concreto, existem algumas ferramentas que auxiliam o novo empreendedor a esmiuçar todos os detalhes acerca do seu novo negócio. A Personality  acredita que esse trabalho inicial é muito importante, pois ao se estabelecerem todos os objetivos da empresa, é mais fácil que ela se desenvolva de maneira positiva. A ausência deste tipo de planejamento é um dos maiores motivos pelos quais as novas micro e pequenas empresas que surgem no mercado desapareçam ou fechem em poucos anos de atividade ou atuação no mercado.

COMO MELHORAR A GESTÃO DA SUA EMPRESA USANDO 5 APLICATIVOS PRÁTICOS

 

ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS

Dentre as ferramentas que auxiliam nessa estruturação, o Plano de Negócios é uma das mais conhecidas e mais tradicionais. Trata-se de um documento que descreve por escrito os objetivos do negócio e quais caminhos devem ser seguidos para alcançá-los, reduzindo assim riscos e incertezas.

O Plano de Negócios demonstrará se a abertura da sua empresa é viável, analisando o mercado, as operações necessárias, gestão financeira e também a parte estratégica. Este tipo de planejamento é essencial para que o empreendedor compreenda e estabeleça todas as bases sólidas de sua empresa, antecipando-se a possíveis erros e conhecendo, desde o princípio, os pontos fortes e os pontos fracos do seu negócio. Tudo isso é feito visando chegar ao mercado com mais conhecimento e segurança.

Além de guiar o próprio empresário, o Plano de Negócios também pode ser usado como uma forma de se conseguir novos sócios ou investidores para a empresa, estabelecer parcerias com fornecedores e até mesmo apresentar a bancos para solicitar financiamentos. Em sua elaboração, ele deve seguir cinco etapas, sendo elas: Sumário Executivo, Análise de Mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional e Plano Financeiro.

 

ETAPA 1 – SUMÁRIO EXECUTIVO

O Sumário Executivo é um resumo do Plano de Negócios, ou seja, nele são apresentados os pontos mais importantes, como dados dos empreendedores, dados do empreendimento, missão, visão e valores da empresa, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social, fonte de recursos, dentre outros. É um compilado de informações importantes sintetizadas.

 

ETAPA 2 – ANÁLISE DE MERCADO

A segunda etapa, uma das mais importantes, é a Análise de Mercado, onde o empreendedor deverá fazer o estudo de diversos itens, como: composto de mercado, cliente, fornecedores, concorrentes, etc. É sempre de extrema importância compreender as necessidades e desejos de seu cliente, para então desenvolver seu produto ou serviço de modo a saná-los da melhor maneira. Também de muita importância é estudar os seus concorrentes, identificando boas práticas e deficiências, de modo com que a sua empresa consiga atingir uma diferenciação dentro do mercado.

PEQUENAS EMPRESAS APOSTE NO NICHO E VENDA MAIS!

 

ETAPA 3 – PLANO DE MARKETING

No Plano de Marketing, que é a terceira etapa do Plano de Negócios, deverá constar a descrição dos principais produtos e serviços a serem desenvolvidos pelo futuro negócio, bem como preços, custos, estratégias promocionais, canais de distribuição, etc. Também determinará a melhor localização para a instalação do negócio, justificando os motivos desta escolha, que está diretamente relacionada com o ramo de atividades da empresa.

DESCUBRA COMO O INBOUND MARKETING PODE REVOLUCIONAR A SUA EMPRESA

 

ETAPA 4 – PLANO OPERACIONAL

O Plano Operacional, por sua vez, mostrará como o negócio funcionará na prática, em suas operações. Leva em conta o arranjo físico (layout da estrutura física, distribuição de setores, aumento da produtividade, etc.); a capacidade produtiva, comercial e de prestação de serviços; os processos operacionais (fabricação de produto, venda de mercadorias, prestação dos serviços, rotinas administrativas, etc.); e a necessidade de pessoal (projeção de quantas pessoas serão necessárias para o funcionamento do negócio).

 

ETAPA 5 – PLANO FINANCEIRO

Na última etapa, o Plano Financeiro indicará ao empreendedor a viabilidade do futuro negócio, apresentando o investimento total, que determinará o montante total de recursos necessários para o funcionamento da empresa. Aqui serão apresentados os investimentos fixos, o capital de giro e os investimentos pré-operacionais.

Após concluir todas as etapas, o Plano de Negócios será o instrumento ideal para traçar o direcionamento da empresa. Entretanto, mais recentemente uma outra ferramenta passou a se destacar entre os empreendedores: o Business Model Canvas. Também conhecido como “quadro de modelo de negócios”, ele também é uma ferramenta de gerenciamento estratégico. Este mapa visual pré-formatado permite desenvolver e esboçar modelos de negócios, sejam eles novos ou já existentes.

 

CANVAS

Dividido em blocos, o Canvas trabalha as informações de maneira mais sintetizada, em tópicos. Ele apresenta, por meio de um mapa visual dividido em box, os aspectos pertinentes ao funcionamento da empresa, sendo eles: Parcerias Chave, Atividades Chave, Recursos Chave, Proposta de valor, Relação com clientes, Canais, Segmentos de mercado, Estrutura de custos e Fontes de renda. Dentro de cada box, o empreendedor coloca as informações principais de cada aspecto, em tópicos.

 

O CANVAS SUBSTITUIRÁ O PLANO DE NEGÓCIOS?

A grande questão seria se o Canvas substituiria o Plano de Negócios. Nós, da Personality, acreditamos que não. Em nossa visão, o Canvas é algo mais genérico, que dá uma visão geral do negócio. O Plano de negócios, por sua vez, é muito mais específico. Ele contém informações que são de extrema importância para o empreendedor, como valores, custos, formação do preço de venda, dentre outras.

Para nós, quanto mais informações o empreendedor tiver em suas mãos, com fácil acesso para consulta, melhor para ele e para o bom funcionamento da empresa. Que tal começar o seu Plano de Negócios agora mesmo?

 

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Se você precisar de ajuda na parte financeira, conte conosco! A Personality oferece gestão e contabilidade online, de maneira fácil e personalizada para ajudar a sua empresa a crescer. Se precisar de apoio dos nossos contadores consultores para tomada de decisão, não hesite em entrar em contato .

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: