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O que é e como calcular o ponto de equilíbrio da minha empresa?

O que é e como calcular o ponto de equilíbrio da minha empresa?

O que é e como calcular o ponto de equilíbrio da minha empresa?

Ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio, que demonstra a quantia necessária de vendas para que as receitas se igualem aos custos, eliminando a possibilidade de prejuízo na operação. Isto é, informa ao empresário o faturamento mínimo para cobrir os custos fixos e variáveis.

Indicador

O ponto de equilíbrio é calculado em forma de percentual sobre a receita projetada, o que mostra que quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado é o negócio. Sendo que, quanto menor for o ponto de equilíbrio demostra que a empresa tem custos mais relacionados à operação (custos variáveis) do que à manutenção (custos fixos), tendo maior rentabilidade e se tornando mais competitiva perante aos concorrentes.

Três maneiras de calcular

Existem 03 (três) formas de calcular o ponto de equilíbrio, vejamos cada uma delas:

Ponto de equilíbrio contábil.

Divide-se o valor dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição, o resultado é a receita necessária para equiparar os custos.

Ponto de equilíbrio financeiro.

Excluímos dos custos a depreciação dos ativos, e outras despesas não reembolsáveis que algumas empresas incluem como custo no balanço anual. No ponto de equilíbrio financeiro o que importa são os gastos que representam um desembolso de dinheiro do caixa da empresa.

Ponto de equilíbrio econômico.

É necessário somar o custo de oportunidade, que trata-se de uma correção monetária a ser considerada junto com as despesas, como se o empreendedor não investisse na empresa e aplicasse o dinheiro em um investimento, que geraria uma porcentagem de renda, essa porcentagem é acrescida aos custos. Nesse ponto de equilíbrio, só se iguala os gastos, quando pagar as despesas e tiver uma remuneração compatível ao percentual que o dinheiro renderia no mercado financeiro.

Formula de calculo.

Para calcular o ponto de equilíbrio você precisará calcular 2 fatores:

  • Despesas fixas
  • Margem de contribuição

Despesas fixas

São todos os custos que se tem para manter a empresa em operação independente da produção, como aluguel, salário dos funcionários, água, luz, gás, material de escritório, materiais de higiene e limpeza, manutenção, segurança e etc.  Não são calculados como despesa fixa, os gastos com os produtos, isto é, matéria-prima, impostos sobre as vendas e comissão dos vendedores, pois esses custos já estarão embutidos no preço de venda do seu produto.

Margem de contribuição

É o ganho bruto sobre as vendas, onde se soma os custos de produção (produtos ou insumos comprados do fornecedor) e as despesas variáveis (impostos sobre as vendas e comissão dos vendedores), acrescentando, sobre a soma, o valor da margem de contribuição.

A formula utilizada para chegar ao ponto de equilíbrio é somar as despesas fixas do seu negócio e dividir pela margem de contribuição, ficando assim a fórmula:

Ponto de equilíbrio = despesas fixas / margem de contribuição

Outros gastos

Lembrando que para o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro, deve-se desconsiderar a depreciação e outros gastos não reembolsáveis quando estiver calculando as despesas fixas. E para o ponto de equilíbrio econômico, deve-se acrescentar um percentual que corresponde ao valor definido para o custo de oportunidade.

Agora que já sabe como calcular o ponto de equilíbrio, vemos fazer juntos? Entre em contato conosco.

 

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