Plano de cargos e salários: O que é e como aplicar na sua empresa.

Enter your keyword

Plano de cargos e salários: O que é e como aplicar na sua empresa.

Plano de cargos e salários: O que é e como aplicar na sua empresa.

Plano de cargos e salários: O que é e como aplicar na sua empresa.

O plano de cargos e salários é um documento, ou norma, que descreve a posição de trabalho que existe dentro de uma organização e do salário correspondente a ela. Ele garante a funcionalidade entre os empregados e atua como um instrumento de gestão.

Na empresa, o plano irá demonstrar em detalhes quando, como e porque cada colaborador trabalhará em determinada função até ter a sua oportunidade de crescimento.

Sua importância

Cada empresa possui suas responsabilidades, se cada colaborador não estiver consciente do seu trabalho, poderá interferir em outras áreas causando eventuais problemas para o negócio como um todo.

Além disso, o plano também é essencial para demonstração de como cada profissional pode crescer. Se hoje determinada pessoa é assistente, quais requisitos deverá cumprir para ser promovida a analista? O plano de cargos e salários deverá ter sempre essa resposta.

Função do plano de cargos e salários

– Deixar claro aos funcionários quais são os cargos da empresa e o esperado de cada um;

– Auxiliar na contratação de colaboradores;

– Assegurar igualdade de deveres e direitos dentro da empresa;

– Facilitar o planejamento financeiro.

Como analisar  a saúde  financeira da sua empresa? 

Quais os objetivos do plano?

Manter o ambiente organizacional equilibrado, e um dos objetivos do plano de cargos e salários. Através do plano é possível diminuir acontecimentos em que aparentemente exista vantagens entre os diferentes profissionais.

Expectativa de crescimento, e um outro objetivo, cada colaborador já sabe exatamente até onde poderá chegar, qual o caminho a ser percorrido e a expectativa de salário para cada uma das funções.

Por fim, definir claramente o funcionamento de cada ação, cada cargo e função é completamente destrinchado neste plano a fim de que ninguém tenha dúvida de quais são as competências e atribuições de cada profissional dentro da empresa.

Como iniciar o plano

Na fase inicial da criação do plano de cargos é preciso levantar informações genéricas acerca da empresa, como atuais salários, políticas de promoção e reconhecimento profissional e assim por diante. Pode ser necessário fazer uma transição entre os modelos antigos e atuais, por isso neste primeiro passo é essencial organizar e planejar.

Reunir os gestores para consolidar os cargos existem em cada departamento e qual é o perfil necessário para cada vaga. Também é muito importante para o gestor do plano se certificar do comprometimento e engajamento dos demais chefes e líderes ao projeto.

Utilizar o plano de cargos e salários para comunicar de maneira eficaz aos colaboradores, novos ou antigos, a trilha a ser percorrida para que ele consiga se desenvolver dentro da empresa e galgar cargos mais elevados. Assim, ele tem um guia prático de o que fazer agora e do que fazer futuramente.

Adicionais trabalhistas quem tem direito de receber

O Plano de Cargos e Salários é um mecanismo onde regras são estabelecidas para administrar melhor os salários pagos aos funcionários da empresa. Esse plano tem como objetivo informar aos colaboradores os deveres e responsabilidades de cada cargo e definir internamente as políticas de salário da empresa. É simples implantar uma política de cargos e salários dentro da empresa, quanto menor ela for, mais rápido será o processo, por isso, não perca tempo e invista já neste recurso.

 

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.

Traz benefícios à Empresa através do equilíbrio do ambiente organizacional, e ao colaborador possibilitando uma maior visibilidade de crescimento.
%d blogueiros gostam disto: