Enter your keyword

Por que ter uma consultoria contábil na sua empresa?

Por que ter uma consultoria contábil na sua empresa?

Por que ter uma consultoria contábil na sua empresa?

Independentemente do tamanho da sua empresa, forma de tributação ou segmento de mercado, a assessoria contábil é importantíssima. A função de um bom contabilista na empresa é mantê-la  sempre bem estruturada e organizada definindo, por exemplo, qual o melhor regime de tributação a ser utilizado.

É realmente necessário ter um contabilista?

Sim. Segundo o Código Civil Brasileiro, a escrituração contábil é obrigatória para todas as empresas, exceto para MEI (Micro Empreendedor Individual).

Art. 1.179: O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

  • 1º Salvo o disposto no art. 1.180, o número e a espécie de livros ficam a critério dos interessados.
  • 2º É dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970.

O controle fiscal em uma empresa, além de indispensável, é obrigatório mesmo para empresas que estejam desobrigadas da apresentação da Escrituração e do Balanço em função de legislação tributária. Ela deve elaborá-los conforme determina o art. 1179 do Novo Código Civil. É o caso do lucro presumido, no qual a legislação faculta o contribuinte a escriturar Livro Caixa.

O papel do contabilista é fundamental na orientação ao empresário com relação às estratégias mais importantes a serem tomadas em sua empresa. É ele quem tem acesso a dados como: notas fiscais, extratos bancários, quadro de funcionários, relatórios financeiros e outros. Através da análise desses dados o contabilista fará relatórios ou demonstrativos que irão ajudar na tomada de decisões. É uma relação de extrema confiança.

Quais as vantagens de ter uma assessoria contábil?
  • Credibilidade no mundo dos negócios;
  • Empresa alinhada aos planos econômicos e financeiros;
  • Receitas equilibradas;
  • Fora da inadimplência;
  • Acesso às linhas de crédito;
  • Acesso à situação da empresa (lucros, prejuízo, patrimônio);
  • Aplicação de recursos.

As vantagens são muitas. Um bom controle administrativo só funciona com a ajuda da contabilidade, pois ela é a base tanto para as empresas quanto para pessoas físicas na tomada de decisões. É a boa gestão em contabilidade que traz a tranquilidade necessária para o sucesso e o bom desenvolvimento dos negócios, além de garantir o cumprimento dos compromissos fiscais.

Uma boa assessoria de contabilidade deve ter experiência, possuir uma boa infraestrutura, mostrar referências, estar devidamente registrada nos órgãos competentes, manter o cliente sempre informado, enviando balancetes periodicamente e manter-se atualizada com relação às mudanças na legislação. A Personality Contabilidade oferece serviços de contabilidade on-line e assessoria empresarial personalizada de acordo com a sua necessidade. Quer conhecer mais do nosso trabalho e saber mais sobre gestão de negócios? Acompanhe o nosso blog e a nossa página no Facebook.

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: