Qual a importância da contabilidade na sua empresa?

Enter your keyword

Qual a importância da contabilidade na sua empresa?

Qual a importância da contabilidade na sua empresa?

Qual a importância da contabilidade na sua empresa?

Antigamente, os contadores tinham uma função bastante restrita, que envolvia basicamente a escrituração e a manutenção dos livros que registravam as movimentações comerciais das empresas, a fim atender às demandas fiscais.

Atualmente, essa função deixou de ser apenas burocrática passando a ser estratégica, pois se antes o contador resolvia um problema identificado pelo Fisco, hoje sua atuação está focada na prevenção desses problemas, evitando que seja necessário gastar tempo e dinheiro para solucioná-los.

Qual o seu papel na gestão?

O contador tem papel fundamental na gestão das empresas atuando como ferramenta essencial que auxilia nas tomadas de decisão. Este profissional é responsável por informar e influenciar empreendedores, investidores e contribuintes a tomarem as decisões mais assertivas com base nos números dos relatórios contábeis, sendo esse o serviço mais procurado entre os empreendedores conforme pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Por essa importância, o contador deve ter uma estreita relação com todas as áreas da empresa – financeira, comercial, jurídica, patrimonial, para que ele possa fornecer informações claras e objetivas aos gestores e, com isso, evitar erros, riscos e multas relacionados ao não cumprimento das legislações contábil, fiscal e trabalhista.

Quais são suas principais atribuições?

A contabilidade auxilia na organização da empresa, na estruturação contábil e no planejamento fiscal e financeiro, participando de todo o desenvolvimento da empresa desde sua constituição, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.

Faz parte das suas atribuições abrir empresa e registrá-la junto aos órgãos do Governo, providenciar o contrato social, elaborar contratos de trabalho, providenciar o registro de admissão e demissão de empregados, realizar o fechamento mensal da folha de pagamento, elaborar demonstrações financeiras, calcular e emitir guias de impostos a serem pagos, calcular a retirada de lucros e de pró-labore, calcular e fazer previsão dos custos, encargos financeiros e tributários, gerar os arquivos necessários e encaminhar ao Fisco.

Qual o impacto desse trabalho?

A falta de informações específicas podem fazer diferença ao tomar decisões importantes de negócio, mas com o trabalho de contabilidade, você consegue um leque de informações muito maior para poder se basear e fazer a melhor escolha de acordo com o seu cenário.

Além disso, estes profissionais possuem a capacidade de interpretar e analisar as informações contábeis a fim de encontrar possíveis erros, riscos ou problemas fiscais e financeiros, e ainda apresentar soluções viáveis para que os gestores conduzam os seus negócios com mais eficácia.

Por isso, muito mais que apenas atender as exigências do Fisco, o contador é um forte aliado na manutenção e no crescimento das empresas no mercado, devendo ser visto como ferramenta de gestão.

Invista na sua contabilidade!

Dificilmente o empreendedor vai conhecer todas as obrigações acessórias da empresa, como os prazos de apresentação de documentos e de recolhimentos de tributos – e a enorme complexidade da carga tributária, que pesa diretamente no preço final do seu produto ou serviço.

Entre em contato com a equipe da Personality para que você possa contar com orientação profissional para as diferentes demandas do seu negócio!

No Comments

Indique este conteúdo ou se preferir pode deixar sua dúvida ou feedback. Muito Obrigada pela contribuição! :)

%d blogueiros gostam disto: