Enter your keyword

Qual o momento certo para fazer um empréstimo?

Qual o momento certo para fazer um empréstimo?

Qual o momento certo para fazer um empréstimo?

Fazer um empréstimo pode ser de grande ajuda, permitindo que uma empresa aumente sua produtividade e alcance mais clientes. Mas ele também pode causar mais problemas caso não seja feito em uma situação adequada.

Porque fazer um empréstimo?

Ele pode ser útil quando você tem uma receita no futuro, ou possui uma boa certeza de que vai concretizar vendas, mas precisa de dinheiro para poder garantir que elas vão acontecer, seja para comprar um estoque, reformar um estabelecimento ou melhorar o maquinário, por exemplo. Ele também é uma boa opção para fazer seu negócio crescer, permitindo investir no que for necessário para atender mais e conquistar novos clientes.

Principais razões para obter empréstimo

  • Financiamento do capital de giro: O capital de giro é o dinheiro necessário para manter a empresa funcionando, usado para pagamento de funcionário e manutenção do espaço, por exemplo. Porém, esse financiamento deve ser feito apenas se a projeção dos lucros permitir o pagamento do empréstimo. Caso contrário, o acúmulo de dívidas pode provocar o fechamento do negócio.
  • Expansão do negócio: Se os valores em caixa não são suficientes para expandir o local ou a produção, o empréstimo pode ser ótima alternativa. Porém, antes de bater o martelo, tenha uma estratégia de crescimento bem definida!
  • Pagamento de juros: Existem dívidas que possuem altos juros que podem prejudicar suas finanças, tornando vantajoso contrair um empréstimo para quitar o valor à vista.

Porque NÃO fazer um empréstimo?

Têm empresas que gastam mais do que faturam e usam o empréstimo para postergar a situação e não para fazer o negócio crescer. Nesse cenário, recomendamos que seja feita primeiramente uma organização das contas, cortando e reduzindo gastos. Isso irá melhorar a saúde financeira e poderá até resultar em valores não esperados que eliminarão a necessidade de solicitar o crédito.

Estude a viabilidade antes!

Além de analisar à fundo as finanças da sua empresa, para estudar a viabilidade de obter o credito é necessário decidir no que ele será investido. Assim você poderá calcular seu retorno, por exemplo: uma aplicação que terá lucro previsto para 20 meses enquanto o empréstimo realizado para este investimento deverá ser pago em 15 meses, é bem provável que o financiamento não valha a pena.

Também verifique a real necessidade de fazer o empréstimo para atingir esse objetivo: considere outras opções para conseguir o dinheiro como reduzir os custos, ou deixar para um outro momento. Pode ser que a projeção de lucro em alguns meses seja suficiente para realizá-lo, evitando que você contraia uma dívida desnecessária, cheia de taxas e juros.

Pondere, analise e planeje-se!

Empréstimos à longo prazo não são recomendados, já que podem comprometer o crescimento e as finanças da empresa.

O segredo está em respeitar o porte e a capacidade do negócio, evitando empréstimos que vão além de suas possibilidades, e tomar a decisão obedecendo a um planejamento financeiro eficiente e muito bem pensado!

Porque a contabilidade online é a ferramenta ideal?

Nossa plataforma une gestão e contabilidade em um único lugar, de forma fácil e automatizada. Sem contar o apoio em horário comercial com um contador para entender melhor os numeros da sua empresa. Entre em contato conosco pelo whatsapp! Estamos te esperando!

No Comments

Indique este conteúdo ou se preferir pode deixar sua dúvida ou feedback. Muito Obrigada pela contribuição! :)

%d blogueiros gostam disto: