Enter your keyword

Tire suas dúvidas sobre a restituição do imposto de renda

Tire suas dúvidas sobre a restituição do imposto de renda

Tire suas dúvidas sobre a restituição do imposto de renda

A essa altura você já está bem informado sobre como fazer sua declaração do imposto de renda, mas algo que ainda deixa dúvida em muitos brasileiros é a restituição do imposto. Você é um desses?

Se sim, então continue lendo!

O que é a restituição do imposto de renda?

São valores que podem ser ressarcidos ao cidadão após ser feita a declaração, quando constatado que já foram pagos valores maiores do que os devidos para a Receita Federal.

A quantia a receber dependerá do valor pago no imposto, sendo atualizado pela taxa Selic e acrescido mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em que o contribuinte receba a restituição.

Caso a situação tenha sido ao contrário, ou seja, caso o pagamento dos impostos tenha sido menor do que era devido, então você terá impostos a pagar!

Quem tem direito à restituição?

Não são todos os contribuintes que têm esse direito, sendo destinado apenas à quem tenha pago valor excedente do imposto. Isso acontece com pessoas que tenham deduções, como despesas médicas ou despesas escolares de dependentes por exemplo, que acumulam descontos levando a ter dinheiro a receber. Além disso, é necessário que a declaração tenha sido feita previamente de forma correta.

Caso você não tenha certeza se tem direito ou não, você pode verificar fazendo a consulta à restituição do imposto de renda.

Como fazer a consulta?

                Ela pode ser feita de forma simples e rápida através do site da Receita Federal pelo link. Ao acessar, será solicitado seu CPF, ano do imposto referente e sua data de nascimento, devendo ainda ser digitado o código de verificação que aparecerá na imagem.

Com tudo preenchido corretamente, basta clicar no botão “consultar” que você verá os valores a serem restituídos e também a data de pagamento.

Quando e como é feito o pagamento?

Quanto antes o contribuinte declarar seu imposto de renda, mais cedo poderá receber sua restituição, que obedece a um calendário previamente definido pelos órgãos competentes.

Para o ano de 2019, o processo de restituição começará no dia 16 de junho, sendo feito em 7 lotes até o final de dezembro (confira o calendário abaixo). Então, faça a consulta para ver em qual lote você estará e fique atento às datas para não perder o prazo de recuperar seu dinheiro!

Calendário de Restituição IR 2019
1º Lote 16 de Junho
2º Lote 17 de Julho
3º Lote 15 de Agosto
4º Lote 15 de Setembro
5º Lote 16 de Outubro
6º Lote 16 de Novembro
7º Lote 15 de dezembro

Contribuintes que cometeram erros no preenchimento da declaração só receberão a restituição após regularizar da situação junto à Receita Federal, que terá até 5 anos para restituir os valores devidos.

Na data de pagamento do lote em que você estiver inserido, o valor será disponibilizado na agência bancária indicada na declaração do Imposto de Renda 2019 e poderá ser sacado ou transferido para outra conta corrente.

Caso note alguma divergência relacionada ao banco, agência ou números informados no pedido de pagamento de restituição, você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil em até 1 ano para corrigir as informações e solicitar novo agendamento do crédito, seja por telefone ou indo pessoalmente em qualquer agência deles.

Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com nossa equipe para que possamos te auxiliar!

No Comments

Indique este conteúdo ou se preferir pode deixar sua dúvida ou feedback. Muito Obrigada pela contribuição! :)

%d blogueiros gostam disto: