Propósito empresarial

A importância do propósito empresarial

Essa simples pergunta muitas vezes acaba se perdendo no meio das atividades de uma empresa, mas não deveria! 

O propósito de uma organização é o que deve reger todas as ações, internas e externas, norteando os processos decisórios desde contratações, ações de responsabilidade social, até decisões de investimento, para que ao final você tenha bons resultados.

Por mais que o objetivo final seja lucrar, isso é mais uma consequência de um trabalho bem realizado ou do serviço bem prestado do que realmente o propósito do negócio. Através dele, sua empresa irá se posicionar em relação a diversos assuntos e, muitas vezes hoje em dia, esse posicionamento acaba tendo mais peso do que seu produto em si.

O propósito empresarial ganhou destaque, pois vivemos em um momento que as ideologias e crenças estão no centro da sociedade.


O que seria esse propósito?

O propósito empresarial nos últimos anos passou por uma mudança de significado, passando de um simples objetivo para uma meta mais ampla. Ele pode ser: prezar pelo o bem estar do cliente, contribuir positivamente com o meio ambiente ou qualquer outra finalidade que cause um impacto social, que tenha importância no comportamento dos consumidores e na repercussão para o público.

Essa filosofia muitas vezes determina quem se mantêm no mercado!


Como isso afeta seus funcionários?

O propósito não é importante apenas para o empresário. Muitas pessoas atualmente buscam um emprego que esteja alinhado com suas próprias ideologias, se recusando a trabalhar para uma empresa que não respeite suas crenças particulares sobre a sociedade e seu modo de ver o mundo.

Ao entrarem numa empresa que o propósito é compartilhado, essas pessoas irão usar o comprometimento com ele para se motivar diante das diferentes atividades que precisam executar e, principalmente, para vencerem o cansaço, pois terão vontade de trabalhar para realizá-lo, e não apenas pela necessidade de pagar as contas ao final do mês.


Qual o impacto disso na sua empresa? 

Com clientes cada vez mais exigentes em um mercado extremamente competitivo, no qual a maioria das empresas apresentam missão e visão corretamente divulgadas mas poucas têm ou comunicam sua razão de existir, ter isso claro e bem estabelecido é um ponto extra.

Esses consumidores, assim como os funcionários, buscam organizações com valores alinhados com os seus próprios. Sendo assim, se sua empresa está bem posicionada, ela será referência entre as demais que atuam na mesma área, sendo a melhor opção a ser escolhida pelos compradores. 

Quanto à produtividade, o desempenho aumenta em 100% quando uma equipe realiza uma atividade em que realmente acredita. Isso os leva a superar metas estipuladas, não faltar e até trabalhar mais!

Segundo o índice de ações comercializadas na NASDAQ, empresas com um senso de propósito bem definido, mensurado em termos de impacto social e não só em lucro, performaram 14 vezes melhor entre 1998 e 2013. Ainda, organizações com propósito claro apresentam maior retenção, tanto de consumidores (75%), quanto de funcionários (4x mais).


Sabendo da relevância, coloque em prática!

Se você ainda não está fazendo esse trabalho, defina seu propósito empresarial e comece a se posicionar como uma marca de sucesso no mercado.


Fechamento do texto e agradecimentos

Vai abrir um negócio e está em busca da primeira contabilidade para a sua empresa? Não deixe de entrar em contato conosco, vai ser ótimo fazer parte da sua jornada empreendedora.

Nós da Personality Contabilidade, somos especialistas em construção civil, consultoria e assessoria para empresas. Entre em contato.


Você pode se interessar por: 


Trabalhos citados & Referências

Portal Administradores: Acesso

O bem viver: Acesso

Apex Ensino: Acesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »