Gestão de recursos humanos

Gestão de recursos humanos voltada à inovação

Empreendedorismo no Brasil

Sempre falamos sobre a dificuldade de empreender no Brasil devido aos altos encargos tributários e a necessidade de gestores e gestoras estarem sempre em atualização frente às inovações tecnológicas voltadas à concorrência de mercado. 

Hoje vamos falar como você pode aumentar a produtividade e destacar sua empresa no mercado usando os recursos humanos já disponíveis em sua empresa, seja uma micro, pequena, média ou empresa de grande porte.


Os melhores equipamentos nem sempre trazem o melhor resultado 

É comum encontrar empresários que investem grandes quantias em maquinário e sistemas de gestão, mas não conseguem utilizar 100% de sua capacidade disponível por falta de recurso humano, seja reduzindo a produtividade da máquina que fica muito tempo parada ou até do funcionário que não sabe operá-la de forma eficiente. 

Atualmente, no contexto empresarial, as novas demandas dos clientes, produtos, técnicas, formas de comercialização, gerenciamento, transportes e até a comunicação, vem se desenvolvendo cada dia mais rápido. 

O que pode ser uma solução hoje, pode não funcionar amanhã. Essa afirmativa vale desde um recurso tecnológico como o Google Drive, para armazenamento de arquivos em nuvem, até os meios de transporte utilizados por seus fornecedores.

A melhor forma de evitar atrasos no processo de desenvolvimento da sua organização é estimular que os colaboradores estejam com o mesmo objetivo, desenvolver e prosperar o que já existe, mas isso só é possível se eles encontrarem novas formas de exercer sua função, sempre buscando por maximizar seus resultados sem aumentar a carga de trabalho. 

Falando em números: Você prefere um funcionário que entrega 100 unidades em 6 horas de trabalho por dia ou um funcionário que entrega 230 unidades em 4 horas de trabalho e usa mais 2 horas para desenvolver um projeto pessoal ou estudar dentro da sua empresa? 


O interesse no desenvolvimento pessoal e profissional

Falar sobre inovação é fácil, o mais difícil é preparar sua estratégia para as mudanças que estão por vir. Essa dificuldade não é só das empresas, vai muito mais além e chega até os colégios de ensino infantil, pois ainda é exigido  o conhecimento tradicional, por meio de regras e memorização de fórmulas e sistemas ultrapassados. 

Durante o processo de formação de um indivíduo, antes de entrar no mercado de trabalho, percebemos um alto grau de exigência intelectual sobre teorias, fórmulas ou modelos baseados em exemplos, o grande problema desse aprendizado é que ele acaba sendo pouco útil no dia a dia, obrigando a imensa maioria de jovens a se adaptar em uma nova realidade  prática, seja treinando habilidade existentes ou buscando novos conhecimentos.

Você sabia que uma das maiores dificuldades no meio empresarial é a gestão de ferramentas digitais simples, por exemplo um e-mail institucional e atualmente o trabalho remoto aliado a produtividade e compromisso dos colaboradores. 

Por esse motivo, empresas devem investir no desenvolvimento de seus colaboradores e estimulá-los a se interessar por essa mudança, só assim eles terão plena capacidade de desenvolver suas atividades e lidar com os desafios do dia a dia, indo muito além de apenas exercer uma função. 


As principais características de um clima empresarial favorável à criatividade dos colaboradores

  • Autonomia: as pessoas precisam ter liberdade para criar algo novo, um espaço para sugerir mudanças em processos já existentes. 
  • Reconhecimento: é necessário desenvolver o senso de justiça dentro das organizações.
  • Apoio: incentivar novas iniciativas e entender como elas podem beneficiar a organização.
  • Diversidade e interesses: incentivar a troca de experiências e ideias entre as pessoas.
  • Envolvimento e motivação: pessoas motivadas tendem a ser mais produtivas e criativas. 
  • Direcionamento: gestores devem apoiar sua equipe e oferecer “consultoria” sempre que necessário, isso cria um laço muito forte entre o liderado e o líder da equipe, isso pode trazer muitos benefícios não só para a organização como para a saúde psicológica de todos. 

Exercício prático para testar hoje!

Pessoas tendem a se abrir mais quando escrevem sobre algo, por isso, crie um ambiente tranquilo que o colaborador se sinta à vontade para falar e faça o teste: 

Complete a frase com o seu ponto de vista: “minha empresa é como…”

Perceba que a pergunta é um problema que exige a criatividade do colaborador em escolher o que irá falar sobre a empresa que trabalha, considerando que a resposta pode ser positiva, negativa ou conter ambos os lados de uma análise do dia a dia. 

É muito importante que essa informação seja tratada com os profissionais de recursos humanos e seja desenvolvido um plano de ação a partir disso. 


Exercício prático para testar hoje!

Nós da Personality Contabilidade torcemos pelo sucesso da sua organização! Conte com a gente para auxiliar na gestão da contabilidade e assessoria empresarial, entre em contato conosco.


Você pode ser interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Open chat