Missão, visão e valores

Definindo a missão, visão e os valores da sua empresa

Uma ferramenta de estratégia

O empreendedorismo vem se destacando cada vez mais e a concorrência está cada vez mais preparada para lidar com as dificuldades do dia a dia, o que pode ser um cenário desfavorável para quem não se prepara. 

A missão, visão e valores de uma empresa é muito mais que um texto apresentado aos colaboradores ou clientes, é o norte da empresa, o que define a forma como todo mundo trabalha para alcançar um objetivo comum. 

Essa ferramenta de estratégia é indicada para organizações de todos os portes, em especial para as empresas que estão saindo do papel. Como visto anteriormente, abrir uma empresa é muito mais que entregar um produto ou serviço e receber por isso. 


Qual a utilidade desta ferramenta

O bom desenvolvimento do “guia” empresarial permite ao empreendedor a reflexão sobre o papel da sua empresa, explicando de forma simples o porquê dela existir e quais são os passos futuros. 

Ter um objetivo claro, facilita a introdução de colaboradores que não participaram do processo de criação e estão realizando partes práticas que em conjunto formam o todo que é entregue ao cliente. 

Um exemplo prático é a introdução de um empacotador de mercado, ele pode muito bem ir trabalhar todos os dias sem conhecer os objetivos da empresa, em muitos casos nem precisa saber o nome do seu gestor. Um erro gravíssimo quando falamos em recursos humanos. 

Quanto mais o colaborador está ligado a empresa, mais perspectiva de futuro ele tem na organização e menos recursos são necessários para treinar novos integrantes da equipe, uma premissa básica é “quanto mais acolhido e ciente da função que exerce, menor é a evasão de funcionários insatisfeitos” 

Outro exemplo prático são os baixos salários. Imagine que uma empresa está começando e ainda não tem dinheiro o suficiente para remunerar todos os funcionários como gostaria, caso não esteja clara a perspectiva de desenvolvimento da empresa, mostrando que no futuro será melhor e que o período de baixos salários é apenas uma fase, muito provavelmente a taxa de evasão da empresa será muito grande por insatisfação. Do contrário, o colaborador que conhece a situação da empresa e acompanha seu desenvolvimento, saberá que é só um momento e tudo tende a melhorar. 


A missão, visão e os valores

Muito mais que um efeito decorativo, a ferramenta pode ser entendida como a bandeira da empresa, servirá não apenas para definir um grande objetivo em comum, como também para atrair partes interessadas na mesma questão, seja para recrutamento ou parcerias comerciais. 

Lembrando que a definição não é algo fixo, é interessante avaliar e reavaliar as afirmações pelo menos uma vez por ano. É básico que as coisas muitas vezes não saem como planejado e a empresa precisa estar preparada para se adaptar frente a uma situação complexa. Por isso temos: 

Missão: O propósito de existência de uma empresa. 

Visão: Onde a empresa quer chegar. 

Valores: Quais os ideais da empresa, o que ela acredita e valoriza. 


Definindo a missão

O passo mais importante é saber explicar porque uma empresa existe, muito mais que “vender um produto”, a missão é parte principal na construção da estratégia organizacional. 

A missão deve responder em poucas palavras qual problema a empresa pretende resolver e qual benefício levará para seu público. 

Por exemplo, uma empresa de salgadinhos baratos que está inaugurando em um bairro, sua missão pode ser “Vender produtos de alta qualidade a um preço acessível”

Ao ler essa frase, é possível imaginar diversas possibilidades para resolver problemas relacionados à organização, desde a forma de vender, preço, estratégias de comunicação, promoções e muito mais. 


Definindo a visão

Após definir a missão, é importante definir o grande objetivo da empresa, onde ela quer chegar. Lembrando que é natural começar pequeno com poucos recursos e ir se desenvolvendo ao longo do tempo até realmente ficar igual ao sonho do empreendedor. 

A visão normalmente é interna, preparada especialmente para motivar as pessoas que estão trabalhando por um objetivo, a publicação dessa informação pode ser um ponto de vantagem para a concorrência que poderá “prever” seus passos futuros. 

Seguindo o exemplo anterior, uma empresa de salgadinhos baratos que está inaugurando em um bairro pode ter como visão “Vender mais de 5.000 salgados por dia até maio de 2022”.

Lembrando que é possível atualizar o grande objetivo com o tempo, principalmente se eles forem sendo alcançados, podemos entender como uma meta muito grande que precisa de várias pequenas metas para se realizar. 


Definindo os valores 

São raras as empresas que não precisam de uma equipe que esteja fora da gestão principal, o que exige um código de conduta e ética coerente com a missão e visão dos empreendedores sobre a empresa. Isso porque nem sempre as pessoas pensam e agem de forma igual ou coerente. 

Os valores são necessários para identificar de forma clara o que a empresa valoriza para o bom desenvolvimento das atividades, seja na atuação dos colaboradores, gestores, produtos e serviços vendidos e tudo que esteja relacionado à organização. 

Os valores de uma empresa podem ser “honestidade, vontade de aprender, trabalho em equipe” e tudo que achar válido para comunicar sempre que necessário. 

Vale lembrar que a lista de valores não pode ser muito grande, no máximo 10, esse é o número que uma pessoa lembra e consegue aplicar no seu dia a dia. 


Converse com a equipe  

Definida a missão, visão e os valores, mostre a proposta para a sua equipe e veja se está de acordo com o dia a dia de cada um. Assim, você terá um maior engajamento, levando em consideração a opinião de todos que estão ali com você, em busca deste grande objetivo. 

Não fique com dúvida, se está começando uma empresa e ainda não sabe por onde começar na contabilidade, entre em contato conosco, vai ser ótimo participar dessa jornada com você. Nós do escritório Personality, somos especialistas em construção civil, consultoria e assessorias para empresas e empreendedores.


Você pode ser interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »