Contabilidade online

Contabilidade online vs tradicional, o que muda?

O que é a contabilidade online

Em 2020, empresas retraíram os custos, otimizaram processo e diminuíram o caixa. Isso fez com que o valor de mercado fosse reduzido e empresas de todos os segmentos tiveram que assumir um novo desafio: entregar a mesma qualidade de serviço com menos recursos disponíveis

Seja micro, pequenas, médias, grandes e até empreendedores individuais, hoje, vamos falar sobre a obrigatoriedade da contabilidade na gestão empresarial e estratégias para não correr riscos financeiros com gastos maiores que as receitas. 


Startup e fintech no Brasil 

O mercado vem crescendo rapidamente com as startups, o novo modelo de negócio baseado em tecnologia e ações inovadoras para desenvolver atividades já existentes de forma diferente. 

O principal exemplo de startup financeira é o Nubank, que é um banco e oferece as mesmas coisas que qualquer outra instituição financeira com menos burocracia, tudo graças a entrada da tecnologia e automação de diversos processos.

Startups podem surgir de qualquer atividade, seja um banco, academia, mercado, entregas e até filmes, o Netflix está aí para provar que é possível entregar o mesmo produto ou serviço de uma forma inovadora, fazendo com que o mercado mude completamente ao seu redor. 

Fintech é uma empresa financeira baseada na tecnologia para desenvolvimento de suas atividades. Muitas vezes, oferecem um serviço e contam com parcerias de outras empresas, por exemplo, bancos, oferecendo não apenas o serviço, como uma série de benefícios e oportunidades para os clientes. 

Mesmo oferecendo um preço bastante acessível, essas empresas ainda têm potencial para ganhar muito, bom para ambos os lados. Um dos motivos para crescimento exponencial dessas instituições são as parcerias, assim, essas empresas entregam seu serviço e permitem que sua base de clientes tenha benefícios exclusivos com parceiros comerciais, seja descontos, brindes, ou serviços casados, aumentando ainda mais o benefício do cliente. 


Contabilidade online vs tradicional 

Em meio a tanta tecnologia, fica a questão: devo optar por uma empresa de contabilidade online ou tradicional? Já adianto que nem sempre a contabilidade online é a melhor opção, é necessário observar o seu modelo de negócio e a forma como você trabalha suas finanças. 

Empresas de contabilidade tradicional trabalham de forma mais personalizada, com uma base menor de clientes, oferecendo vantagens na “terceirização” de processos como emissão de notas fiscais, burocracia jurídica, parcelamentos e análise de oportunidades fiscais.

Já as empresas de contabilidade online tem foco em gestão financeira e automação de processos, seja para registro do fluxo de caixa, indicadores financeiros, calendário para aviso de imposto e muito mais. Lembrando que os clientes dessa modalidade, muitas vezes precisam assumir as responsabilidades de documentação e burocracia envolvidas na gestão empresarial. 

A maior dificuldade nessa divisão entre online e tradicional é entender qual ferramenta pode ser útil para o seu negócio, às vezes vale a pena ter um serviço personalizado para não se preocupar com nada além da atividade do dia a dia, como pode valer a pena ter um serviço automatizado e atuar ativamente na gestão do seu negócio.


Nossa dica 

Autônomos, MEI com pouca movimentação e micro empresas que tenham até 2 funcionários, podem optar por uma empresa de contabilidade online, conscientes que terão papel fundamental na gestão empresarial. 

Faça sua contabilidade online na plataforma da Countfly – Gestão e Contabilidade online.

Pequenas empresas que tenham mais de 2 funcionários contratados, médias e grandes, podem optar pela contabilidade tradicional, a principal dificuldade das plataformas online é fazer a gestão da folha de pagamento, exige um serviço mais manual e detalhado, isso sem falar da alta necessidade de documentação e burocracia judicial. 

Faça sua contabilidade tradicional na Personality Contabilidade


Gestão financeira de micro e pequenos negócios

Sabemos que a gestão financeira não é tarefa simples. Para micro e pequenos negócios pode ser mais difícil que o normal, devido a falta de conhecimento em questões de burocracia, gestão de pessoas, administração de recursos e muito mais. 

Confira nossa série de dicas para você observar em seu negócio e colocar em prática hoje mesmo:

  • Busque ferramentas que podem ajudar na gestão: Excel, Google Drive.
  • Pesquisa sobre o SEBRAE e como ele pode te ajudar: Cursos online gratuitos.
  • Planeje suas receitas e despesas, tenha sempre uma margem de reserva.
  • Planeje receitas maiores que os gastos.
  • Foque no gerenciamento do fluxo de caixa. 
  • Controle receitas e despesas.
  • Programe seu pró-labore.
  • Não misture o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal.

Personality Contabilidade 

Aqui na Personality, estamos comprometidos com o sucesso do seu negócio. Acesse nosso site e veja o que podemos fazer por você! 

Não deixe de entrar em contato conosco.


Você pode ser interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Open chat