Produtividade empresarial

Melhores a produtividade da sua empresa com o programa 5S

Já ouviu falar do 5S? 

Esse programa é uma ferramenta de gestão da qualidade que pode auxiliar na criação da cultura da disciplina, identificação de problemas e geração de oportunidades de melhorias para a sua empresa. 

Criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial, em um cenário de controle da qualidade total, o 5S surgiu para organizar espaços, diminuir desperdícios, aumentar a produtividade, além de promover a melhoria de processos.

Essa metodologia baseia-se em ideias simples, porém que trazem grandes benefícios para as empresas.


Conceito do 5S

A metodologia 5S está baseada em cinco palavras japonesas, cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. 

A fim de não descaracterizar a nomenclatura do programa, as palavras foram traduzidas como “sensos” no Português. 

São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e saúde e senso de autodisciplina.


O que é cada senso

SEIRI – Senso de utilização

Está relacionado à utilização de materiais, ferramentas, dados, equipamentos com bom senso e equilíbrio, realizando o descarte ou realocação de tudo o que for considerável dispensável para desempenhar as atividades dentro da empresa.

O Seiri propicia:

  • Ganho de espaço;
  • Controle de estoques mais otimizado;
  • Redução de custos;
  • Maior facilidade para limpeza e manutenção.

SEITON – Senso de organização

Pode ser entendido como a importância de se ter tudo disponível de maneira a ser acessado e/ou utilizado imediatamente. Cada objeto deve ter seu local específico, próximo ao local de uso apropriado. 

Para a implantação deste senso, podem ser fixados padrões e utilizadas algumas ferramentas como etiquetas, painéis, estantes, etc. dentro da empresa.

O Seiton propicia:

  • Economia de tempo;
  • Facilidade na localização de ferramentas;
  • Maior segurança.

SEISO – Senso de limpeza

O senso de limpeza enfatiza a importância de eliminar sujeira, resíduos e tudo o mais que for estranho ou desnecessário ao ambiente da sua empresa. Pode se estender para além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal que permeia o ambiente de trabalho. 

Neste último caso, o relacionamento interpessoal deve estar pautado na transparência, honestidade, respeito e franqueza.

O Seiso propicia:

  • Ambiente mais agradável e saudável;
  • Melhor conservação de ferramentas e materiais;
  • Redução da possibilidade de acidentes;
  • Melhorias no relacionamento interpessoal.

SEIKETSU – Senso de padronização e saúde

Este senso está relacionado ao estabelecimento de padrões de cores, formas, localização, iluminação, sinalização, etc. dentro da empresa. Também diz respeito às questões ergonômicas, de iluminação, ventilação entre outras  coisas relativas ao ambiente de trabalho enquanto saúde. 

A principal finalidade do Seiketsu é manter os primeiros 3S’s (utilização, organização, padronização e saúde).

O Seiketsu propicia:

  • Melhorias nas áreas comuns;
  • Melhorias nas condições de segurança;
  • Facilidade na localização e identificação de materiais e ferramentas;
  • Mais equilíbrio, tanto físico quanto mental.

SHITSUKE – Senso de disciplina (ou autodisciplina)

O último senso diz respeito ao cumprimento e comprometimento pessoal para com todos os sensos anteriores, envolvendo as questões éticas e morais de cada indivíduo da empresa. 

O Shitsuke só será de fato executado quando todos os membros da organização passarem a executar o 5S mesmo quando não estiverem na companhia dos gestores.

Um ambiente autodisciplinado com o Shitsuke propicia:

  • Mais qualidade, produtividade e segurança no trabalho;
  • Ambiente de trabalho mais agradável;
  • Melhoria nas relações humanas e interpessoais;
  • Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos da empresa.

Como implantar

Para implantar os 5S’s na sua empresa, escolha um departamento para começar. Faça a implementação por etapas, seguindo a ordem dos sensos abordados acima. 

Ofereça treinamentos ou cursos aos seus funcionários, para que eles realmente entendam a metodologia e, por fim, seja consistente e realista. Uma vez que cada empresa funciona de forma diferente, é necessário que todos os conceitos aplicados sejam adequados à forma de trabalho vigente.


Resultados

A convivência com os cinco conceitos dos 5S’s fará com que os membros da sua equipe ou colaboradores da sua empresa compreendam e desempenhem melhor os seus papéis, tornando mais visíveis para eles as suas participações na pirâmide de resultados. 

Entretanto, para que a implantação dos 5S’s seja efetiva e realmente colocada em prática, é necessário haver uma liderança. 

O líder, geralmente alguém da própria empresa, além de exercer todos os preceitos da metodologia, possui o papel de motivar a equipe. Isso deve acontecer para que todos vejam os ganhos e benefícios que o 5S pode proporcionar ao ambiente de trabalho.


Personality Contabilidade

Caso necessite de alguma ajuda durante a estruturação do seu negócio, conte conosco! A Personality Contabilidade  conta com excelentes profissionais nas áreas de contabilidade, administração, direito e gestão de recursos humanos, entre em contato conosco.


Você pode se interessar por: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Open chat